Banca de DEFESA: GEISA FRÓES DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEISA FRÓES DE FREITAS
DATA : 22/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: ILUFBA
TÍTULO:

 

DAS REDES ÀS URNAS: O DISCURSO POLÍTICO ELEITORAL NA ORDEM DAS REDES SOCIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Análise do discurso; Semiologia história; Discurso político-eleitoral baiano; Redes sociais; Ethos semiotizado.


PÁGINAS: 377
RESUMO:

FREITAS, Geisa Fróes de. Das redes às urnas: o discurso político eleitoral na ordem das redes sociais. 2019. 378 f. Tese (Doutorado em Língua e Cultura) – Instituto de Letras. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2019.

Nas sociedades democráticas modernas, as formas de produção política vêm sofrendo profunda interferência em razão dos avanços das tecnologias e mídias digitais. Nesse contexto, as novas formas de configuração do discurso político engendradas, sobretudo, nas redes sociais, tornaram-se um vasto campo de investigação a partir dessa relação. Desse modo, propomos, neste trabalho, analisar como se dá o funcionamento do discurso político-eleitoral contemporâneo na rede social Facebook, fundamentados nos postulados da Análise do Discurso de filiação francesa, derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e associada às contribuições da semiologia histórica, concepção proposta por Jean-Jacques Courtine, que visa articular a materialidade verbal e não-verbal na constituição histórica dos sentidos, pautada na noção de enunciado foucaultiano. Para tanto, o corpus mobilizado para esta pesquisa é constituído por postagens realizadas por quatro candidatos à eleição municipal de Salvador-BA/pleito 2016 – ACM Neto (DEM), Alice Portugal (PCdoB), Pastor Sargento Isidório (PDT) e Fábio Nogueira (PSOL). Foram selecionados perfis e páginas oficiais desses candidatos na plataforma Facebook, durante o período de campanha eleitoral (de agosto a outubro de 2016), constituídos por sequências enunciativas que dizem respeito às regularidades do discurso (materialidades, temáticas). Mais especificamente, buscamos compreender como ocorre a adequação do discurso às condições de produção impostas pelo espaço virtual, regidas pela ordem da liquidez dos discursos, da língua e das multiplicidades de linguagens. Para tanto, entendemos que a noção de semiologia histórica courtiniana, articulada no âmbito do programa de pesquisa da Análise de Discurso, constitui-se numa importante abordagem para tomarmos como ponto de partida a reflexão sobre a relação das metamorfoses do discurso político contemporâneo e a questão da discursividade constituída por materialidade sincrética emergente das redes sociais, nas quais corpo, voz, gestos, verbo e uma série de imagens (selfie, fotografia, live, videomontagem) produzem sentidos, o que torna, assim, evidente o apelo por uma análise semiológica desses discursos que extrapole a materialidade unicamente verbal. De antemão, podemos dizer que, através das análises, foi possível observar que as campanhas políticas eleitorais, inscritas nas redes sociais, tornaram-se diversificadas e amplificadas, conforme notamos os diversos dispositivos e recursos materiais nas mais diversas produções do discurso político e suas formas de interação, visibilidade, espetacularização, que modificaram tanto os modos de produção e circulação do discurso, como os modos de apresentação de si do sujeito político. Um outro aspecto importante com relação à temática foi a predileção dos candidatos pela pauta das minorias, em que se destacaram as mulheres, a população negra e os grupos LGBT+. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Interno - 1677196 - ELMO JOSE DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOCENILSON RIBEIRO DOS SANTOS
Presidente - 287809 - LICIA MARIA BAHIA HEINE
Externo à Instituição - NILTON MILANEZ
Externo à Instituição - VANICE MARIA OLIVEIRA SARGENTINI - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 05/11/2019 09:15
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA