Banca de DEFESA: MARCIA REGINA PINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIA REGINA PINHO
DATA : 16/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Defesas do ILUFBA
TÍTULO:

NAVEGANDO EM MAR ABERTO: GLOBALIZAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA (LE) DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UM ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Abordagem Intercultural. Interculturalidade e Globalização.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Aprender Inglês, na atualidade também aparece como uma das habilidades requeridas
para a inserção no mundo acadêmico e para melhores oportunidades profissionais. Além
disso, o inglês como língua global é a língua de comunicação entre povos. O mundo
está em contato com esse idioma nos mais diversos contextos diários, seja nas redes
sociais, nas músicas, nos filmes e séries internacionais, bem como na enorme
quantidade de estrangeirismos que são constantemente incorporados à Língua
Portuguesa. Sabendo-se que a Globalização é um fato consumado na
contemporaneidade, é (entre outras coisas) o resultado do desaparecimento das
fronteiras mundiais, minimizando distâncias, e, por conseguinte, propiciando a interação
entre as nações, nesse processo compartilhamos sobre a nossa vida e cultura com a vida
e cultura do outro. Há também o outro lado da Globalização, que está presente no
processo de colonização, que de alguma forma foi e ainda é de “alienação”. Com o
passar do tempo a Língua Inglesa (LI) tornou-se a língua de transações nos negócios
entre países e também no uso acadêmico. Esses aspectos conferiram a disseminação da
LI, o seu caráter de língua internacional. Portanto o seu aprendizado se tornou uma
necessidade, “de forma a garantir um veículo internacional” (DAVID CRYSTAL,
2005). Assim, o objetivo da nossa pesquisa foi o ensino da língua inglesa (LI) como
língua estrangeira (LE), dentro de uma perspectiva intercultural, ligada diretamente ao
processo de Globalização, observar suas dinâmicas numa sala de aula de Ensino Médio,
em um Instituto Federal da Bahia. Os participantes da pesquisa, afirmaram que
“acreditavam que na sala de aula de inglês deles o idioma era ensinado e aprendido de
maneira intercultural”. A pesquisa é um estudo de caso, onde foram utilizados diários de
bordo (notas das observações), questionários e chegamos à conclusão que esse caso
especificamente, mostrou-nos que o grupo tem o seu entendimento sobre
interculturalidade e globalização, a maioria tinha uma visão sobre a abordagem
intercultural apenas em se tratando de se ensinar inglês abordando as mais variadas
culturas possíveis (inclusive as nossas), mas é notório que eles não entendiam a
abordagem intercultural com todas as considerações que esse termo traz.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Presidente - 213.679.678-05 - MARIA LUISA ORTIZ ALVAREZ - UnB
Externo ao Programa - 2912714 - SANDRA CARNEIRO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 12/08/2019 11:27
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