Banca de DEFESA: ERICK NUNES SANTOS

DISCENTE : ERICK NUNES SANTOS
DATA : 05/07/2019
LOCAL: LABIMAGEM - Instituto de Letras

ENSINO MÚTUO NA PROVÍNCIA DA BAHIA NO SÉCULO XIX (1821 – 1859): O QUE REVELAM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?

História da Cultura Escrita. Instrução Pública. Ensino Mútuo. Província da Bahia. Século XIX.

Este trabalho insere-se no campo de investigação sobre a história social linguística do Brasil, no que tange à formação do português brasileiro, e o papel da escolarização (MATTOS e SILVA, 2004), além de dialogar com os pressupostos da história cultural e história da cultura escrita. (CASTILLO GÓMEZ, 2003). Mattos e Silva (2004) apresenta hipóteses de trabalho para recuperar uma história do português brasileiro. Entre essas hipóteses está o “campo que se moverá na reconstrução de uma história social linguística do Brasil”. A partir desse campo, a autora propõe duas vertentes de investigação, sendo uma delas a reconstrução da história da escolarização no Brasil, através das políticas linguísticas, fossem elas a dos jesuítas, ou fosse a implementada pelo Marquês de Pombal. E com eles atrelados o fator demográfico que, embora não seja capaz de explicar os problemas linguísticos, servem como indicadores para interpretar “os processos linguageiros ocorridos no Brasil”. (MATTOS e SILVA, 2004. p. 59). O sistema educacional brasileiro passou, assim, por diversas mudanças ao longo
dos séculos. Mas é no século XIX, em que vários foram os decretos, leis voltados para a educação; também, foram diversos os métodos de ensino existentes. Alguns desses métodos surgiram na Europa, dentre eles o Método Lencasteriano, ou Método de Ensino Mútuo, no início do século XIX, e logo foi difundido para outras partes, incluído as províncias brasileiras. O Método de Ensino Mútuo é o nosso objeto de pesquisa. Tivemos como objetivo geral verificar como se deu a aplicação desse Método, na província da Bahia, no século XIX. Para tanto, foram desenvolvidas pesquisas, em bibliotecas, arquivos etc. e, no Arquivo Público do Estado da Bahia, foi possível encontrar três maços que apresentam informações sobre o Ensino Mútuo, sendo um deles totalmente centrado no método. São eles, os maços: 3996 – Mapas de alunos 1830 -1844; 4002 – Ensino elementar: prédios escolares; e 4006 - Ensino elementar Ensino Mútuo – Método Lencastriano. Este último maço é uma compilação, composta por documentos referentes aos anos de 1825 até o ano de 1859, nos mais variados gêneros documentais: relatórios ao presidente da província, pedido de ordenado, reclamação em relação a atraso de salários, inventários, pedidos de materiais didáticos, entre outros. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar nos documentos dos referidos maços do Arquivo Público do Estado da Bahia, em quais estabelecimentos ocorreu a aplicação desse método, no século XIX; qual a quantidade de alunos que frequentava esses espaços, e buscar informações referentes a materiais didáticos e conteúdos de língua portuguesa ensinados. Através das pesquisas, constatamos escolas com expressiva popularidade e êxito. Como procedimentos metodológicos usados na pesquisa, esses são da pesquisa histórica, de cunho qualitativo, pois documental e bibliográfico. Os resultados elucidam sobre como se deu a aprendizagem da escrita, nas escolas em que houve a aplicação do Método de Ensino Mútuo, na Província da Bahia, no século XIX.

Presidente - 131.917.135-49 - EMILIA HELENA PORTELLA MONTEIRO DE SOUZA - UFBA
Interno - 4226936 - JOSE AMARANTE SANTOS SOBRINHO