Banca de DEFESA: LUCAS RODRIGUES SOARES DA CONCEICAO

DISCENTE : LUCAS RODRIGUES SOARES DA CONCEICAO
DATA : 10/05/2019
LOCAL: SALA DE DEFESAS DO ILUFBA

UMA EXPERIÊNCIA COM O PORTUGUÊS LE/L2 NA BAHIA-BRASIL: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS PRÉ-PEC-G (UFBA) SOBRE SEU APRENDIZADO A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PROJETOS.

Palavras-chave:  Ensino de Línguas. Português Língua Estrangeira. PEC-G. Pedagogia de Projetos.

A presente pesquisa tem o objetivo de identificar quais as percepções de aprendizagem dos alunos pré-PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio da Graduação) a partir da experiência com a pedagogia de projetos. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico interpretativista, realizada ao longo de um semestre de aulas, em duas turmas do PROFICI (Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA), mais especificamente em um dos seus subprogramas, o PROEMPLE (Programa Especial de Monitoria de Português Língua Estrangeira). Para a geração dos dados, foram utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de pesquisa, tais como: observação de campo, diário de campo e de registro, questionário e entrevista semiestruturada. As informações obtidas ao longo desse processo possibilitaram discussões a respeito dos contrapontos que podem ser feitos entre os benefícios esperados por aprendizes a partir da pedagogia de projetos e o que os estudantes relataram em suas falas, além de quais melhorias podem ser realizadas, tanto na metodologia do programa, quanto para o curso de modo geral. Para isso, embaso-me teoricamente em alguns conceitos e características do trabalho com projetos no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, a partir das visões de Fried-Booth (2002), Stoller (2006), Kemaloglu (2010). Ademais, abordo aspectos relevantes para a compreensão do meu objeto de investigação como a gramática contextualizada à pedagogia de projetos, o sentido de autonomia e o trabalho em grupo apoiado nas ideias de autores como Ritcher (2003), Ellis (1997), Oxford (1997) e Freire (1996). Os dados gerados nessa pesquisa apontam para a necessidade de um ensino que dialogue com a gramática em uso, dê ênfase em atividades escritas, permita a redução do número de projetos, promova mudanças de ordem e temas, além da reflexão crítica do professor sobre seu papel diante de tal proposta metodológica.

Interno - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Externo ao Programa - 1885099 - RICARDO JOSE ROSA GUALDA