Banca de DEFESA: REGINA LUCIA EGITO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINA LUCIA EGITO SOARES
DATA : 29/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESAS DO ILUFBA
TÍTULO:

E NO ENTANTO É PRECISO CANTAR!

Música popular como mediadora do ensino-aprendizagem de PLE


PALAVRAS-CHAVES:

Português LE; Materiais didáticos; Música popular brasileira; Interculturalidade. 


PÁGINAS: 401
RESUMO:

Este trabalho versa sobre a elaboração de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE), numa perspectiva que considera língua e cultura como interface indissociável.  São raros os materiais disponíveis no mercado que satisfazem essa exigência, ainda mais numa abordagem intercultural (KRAMSCH; MENDES; FURTOSO), que propõe, além da aquisição da competência na língua, o diálogo entre as culturas em contato, fugindo dos estereótipos e abrindo-se para o conhecimento do outro. Com base em experiências de ensino bem sucedidas, nas quais as canções populares brasileiras constituíam o centro gerador das práticas em sala de aula, verifica-se a sua validade para construir materiais didáticos significativos e adequados.  As canções populares constituem objetos artístico-culturais de grande representatividade na cultura brasileira e, por si sós, despertam a curiosidade de um estrangeiro.  De um lado, representam o talento e a criatividade de gerações de compositores e letristas; de outro lado, trazem as marcas do tempo e do lugar de criação, além das subjetividades autorais. Contextualizadas, tornam-se mais relevantes.  Escolheram-se para o estudo canções produzidas entre os anos de 1950-2000, considerado um período dos mais profícuos da cultura musical brasileira.  A partir das dezenas de listas de “melhores” canções dessa época, foram selecionadas trinta das mais expressivas para compor o corpus de análise, de variados gêneros e ritmos. Considerando-se que melodia e letra formam em conjunto o sentido da canção, explorou-se, sempre que possível, as duas linguagens. Com isso, tornou-se possível traçar, com certa facilidade, as conexões com a cultura do cotidiano, com os fatos históricos subjacentes, e da mesma forma com as manifestações de adesão ou de resistência ao sistema político.  Como materiais autênticos que incorporam o nível coloquial da língua, com sua prosódia própria, expressões idiomáticas e gírias, assim como marcas sociológicas, históricas, de hábitos e costumes, as canções permitem a exploração de um amplo leque de eventos linguístico-culturais.  São, por natureza, flexíveis, dando ao professor liberdade para planejar atividades e tarefas de acordo com as necessidades e oportunidades concretas vivenciadas em sala de aula. Materiais interculturais não devem ser pensados como algo pronto e acabado, mas antes como suporte, como fonte, como recurso que pode ser alterado sempre que necessário. Por oferecer todas essas possibilidades, a canção pode se tornar material didático de grande empatia e funcionalidade.  Elas suscitam experiências culturais e artísticas que podem ser contrapostas às de falantes de outras línguas-culturas, no espaço da sala de aula, como demonstramos com este estudo. Acredita-se que, ao apresentar um conjunto de unidades didáticas centradas no trabalho intercultural com canções populares, este estudo está colaborando não apenas com modelos de material didático destinado ao ensino intercultural de PLE, mas também, e principalmente, dando oportunidade de professores e pesquisadores da área poderem exercitar, a partir do modus operandi sugerido, a elaboração de outros materiais com canções de sua preferência, ou mesmo com outros gêneros textuais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1563574 - EDLEISE MENDES OLIVEIRA SANTOS
Interno - 283817 - IRACEMA LUIZA DE SOUZA
Externo ao Programa - 2615558 - CRISTIANE MARIA CAMPELO LOPES LANDULFO DE SOUSA
Externo à Instituição - SANTINHO FERREIRA DE SOUZA - UFES
Externo à Instituição - JOSE CARLOS PAES DE ALMEIDA FILHO
Notícia cadastrada em: 06/03/2019 11:02
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