Banca de DEFESA: RENATO MEDEIROS DA FONSECA JUNIOR

DISCENTE : RENATO MEDEIROS DA FONSECA JUNIOR
DATA : 06/02/2019
LOCAL: ILUFBA

O COMPORTAMENTO MORFOSSINTÁTICO DOS POSSESSIVOS CANÔNICOS E NÃO-CANÔNICOS DE TERCEIRA PESSOA NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Pronome possessivo de terceira pessoa, Teoria da Ligação, Gramatica Gerativa, Antecedente, Sintaxe.

O objetivo deste trabalho é descrever o comportamento morfossintático dos pronomes possessivos de terceira pessoa canônicos e não-canônicos levando em conta a posição que ocorrem no sintagma nominal, a fonte de concordância nominal, a natureza de seus antecedentes e comportamento semântico. Por pronome possessivo canônico entendemos as formas que possuem marca morfológica de genitivo (seu/sua), e por não-canônicos as formas compostas pela preposição de + pronome pleno (dele/dela). Para a descrição, utilizamos os pressupostos da Gramática Gerativa (CHOMSKY, 1957 e subsequentes), mais especificamente a Teoria da Ligação proposta por Chomsky (1981). Discutimos o conceito de pronome e sua natureza dêitica e apresentamos a perspectiva que as gramaticas tradicionais têm dos pronomes possessivos. Recorremos aos estudos de Cerqueira (1996) – que analisa do ponto de vista sintático, observando suas ordenações na sentença – e Müller (1997) – que faz um paralelo entre sintaxe e semântica – como ponto de partida para entendermos o comportamento dos possessivos de terceira pessoa. Observamos algumas restrições na ligação dos pronomes possessivos a seus antecedentes. Alguns traços como animacidade e definitude no antecedente também se mostraram relevantes distribuição dos possessivos. As posições pré e pós-nominais, da mesma maneira, foram relevantes na distribuição desses pronomes. Por fim, apresentamos algumas evidências para se considerar as formas canônicas do pronome possessivo como anáforas e as formas não-canônicas, como pronomes, de acordo com os princípios da Teoria da Ligação.

Presidente - 1675179 - DANNIEL DA SILVA CARVALHO
Externo ao Programa - 037.950.314-00 - ADEILSON PINHEIRO SEDRINS - UFRPE