Banca de QUALIFICAÇÃO: MOANNA BRITO SEIXAS FRAGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOANNA BRITO SEIXAS FRAGA
DATA : 29/05/2023
HORA: 08:00
LOCAL: online
TÍTULO:

Deixa que eu fale: a educação de surdos em contextos presencial e online


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Surdos; Modalidades de ensino; Aprendizagem de Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Neste trabalho, ainda em fase de desenvolvimento, tenho como objetivo averiguar como as pessoas surdas, participantes da pesquisa, avaliam sua aprendizagem de Língua Portuguesa (escrita) em contextos de educação presencial e online, de modo a compreender as estratégias que contribuem e as variáveis que dificultam tal aprendizagem. O percurso metodológico que orienta essa investida se fundamenta em um Estudo de Caso (ANDRÉ, 2005), de base qualitativa (FLICK, 2002; MINAYO, 2012) e de inspiração netnográfica (KOZINETS, 2014; NOVELI, 2010; SOARES; STENGEL, 2021). O processo investigativo está inscrito nos Estudos Decoloniais (SANTOS, 2019), na Linguística Aplicada (ASSUNÇÃO; SANTOS, 2021; MOITA-LOPES, 2006, 2013; KLEIMAN, 2004), nos Novos Estudos do Letramento (KLEIMAN, 1995; KLEIMAN; DE GRANDE, 2015; STREET, 2014) e nos Multiletramentos (GNL, 1996), os quais fomentam discussões acerca das práticas sociais e dos sujeitos que as praticam. Os conceitos relacionados à identidade e à cultura surda (SILVA, 2000; SÁ, 2010; STROBEL, 2009; STUMPF,2009) foram basilares para discussão dos letramentos de pessoas surdas (LACERDA, 1998; LODI et al, 2002; RANGEL, 2012) em cenários educacionais formais. Como extratos do corpus, foram eleitas as respostas às perguntas de “entre-vistas” (COELHO, 2005) realizadas com quatro participantes surdos e outros dados provenientes de observações (MAGNANI, 2009) e diário de campo (WEBER, 2009). Visando seguir as premissas de pesquisas netnográficas, o Whastapp foi eleito o espaço virtual como “locusobjeto” de/para pesquisa, posto que, além de campo de produção de dados, foi observada a relação entre os participantes e o aplicativo. Os enunciados dos participantes estão em fase de significação e, para tanto, utilizo Análise Dialógica do Discurso de orientação bakhtiniana e do Círculo de Bakhtin (1979;1997; 2008), tomando as noções de enunciado e dialogismo como principais fontes analíticas. Os resultados, embora parciais, indiciam que os participantes avaliam o ensino presencial como a modalidade que tende a melhor contemplar suas especificidades porque, apesar das limitações, oferecem estratégias que favorecem a aprendizagem de LP como, por exemplo, a presença do intérprete em sala de aula. Já o ensino online, segundo os participantes, pouco contribui para a aprendizagem de Língua Portuguesa (escrita).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Externa à Instituição - SUELI SALES FIDALGO - UNIFESP
Externa à Instituição - ANA CLÁUDIA BALIEIRO LODI
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 13:13
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