Banca de QUALIFICAÇÃO: KETINIELY SANTOS SILVA BONFIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KETINIELY SANTOS SILVA BONFIM
DATA : 26/05/2023
LOCAL: Instituto de Letras (Remota)

Políticas Linguísticas de Formação de Professores de Espanhol

Formação de professores. Ensino de Línguas. Políticas Linguísticas. BNCC/2018. Resolução CNE/2019

As pesquisas sobre a temática formação de professores (as) de línguas estrangeiras, ora inicial, ora continuada, têm se tornado um dos campos férteis de investigação na área da Linguística Aplicada ou ainda da Educação. A partir dessa perspectiva, é importante analisar os principais documentos que regem a educação do nosso país ao abordar esta temática e investigar o que dizem as políticas linguísticas sobre a formação dos professores (as) e ensino de línguas estrangeiras, especificamente, Espanhol. Desse modo, o objetivo central desse estudo é discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018, e a Resolução CNE/CP, n° 2, de 20 de dezembro de 2019, buscando também identificar agentes sociais, econômicos e políticos que exerceram influência sobre o processo de elaboração e homologação destes documentos. Para tanto, se consideram as discussões referentes à formação de professores de Espanhol: Paraquett (2018, 2012), os estudos referentes à formação de professores interculturais, a pedagogia decolonial dentre eles: Candau (2012), Mendes (2015), Walsh (2010; 2009), os estudos sobre políticas linguísticas, Calvat (2002) Oliveira (2010) e os documentos já citados. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e documental, para tanto estabelece como procedimentos e instrumentos de geração de dados um levantamento de dados bibliográficos e documentais, com pesquisa em artigos de periódicos, dissertações e teses disponíveis na web, coletando dados por meio de textos e materiais que já foram publicados na literatura e análise dos documentos oficiais. Com isso, acreditamos que propostas com esse teor, além de fortalecer os estudos já desenvolvidos na área, podem oferecer insumo teórico-metodológico para se repensar a questão, se necessário não só da formação dos professores de línguas, mas do ensino de línguas no nosso país para que um dia os alunos (as) da Educação Básica tenham o direito de aprender a língua que lhes cabe e lhes convém estudar e não apenas uma língua imposta pela hegemonia política.

Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interno - 1550605 - ANTONIO MESSIAS NOGUEIRA DA SILVA