Banca de DEFESA: ARNON ALVES ROCHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARNON ALVES ROCHA
DATA : 28/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: UFBA via Online
TÍTULO:

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA SOB UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: OS EFEITOS E RESULTADOS DA MUDANÇA CURRICULAR NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BAIANA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo, formação de professores de inglês, perspectiva intercultural


PÁGINAS: 272
RESUMO:

Formar um professor de Língua Inglesa (LI) numa perspectiva intercultural tem sido um grande desafio em todo o mundo, e também no Brasil. Essa ação já necessita começar a partir de uma proposta curricular que ofereça, além de subsídios linguísticos, conhecimentos relacionados à língua que ele ensina, conhecer e saber interagir com as práticas sociais locais e globais, no intuito de desenvolver, em seus alunos, a capacidade de saber conviver com as diferenças culturais e políticas. Diante do processo de globalização, que tem modificado crenças, concepções de língua, aprendizagem de Língua Materna e Língua Estrangeira (LE), bem como práticas pedagógicas em todo o mundo e no Brasil, esta pesquisa investigou de que forma a mudança curricular do Curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas da UNEB implicou a formação dos docentes de língua inglesa, levando-se em consideração aspectos relacionados à interculturalidade. O processo de mudança em questão foi iniciado em 2004, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assim como orientado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação, a partir de 2001, que criou o curso de Letras Língua Inglesa e Literaturas, desvinculando-se do antigo Curso de Letras Vernáculas com Inglês, constituindo-se, então, como um curso de formação específica de professores de Língua Inglesa. Inserido nas hostes da Linguística Aplicada, o trabalho adota uma abordagem qualitativa, de base etnográfica, fundamentalmente interpretativista (ERICKSON, 1986), envolvendo o tratamento de dados em um ambiente natural, a sala de aula, seus participantes, bem como documentos que compõem a estrutura curricular dessa formação, anotações de campo, entrevista estruturada e semiestruturada. Como orientações teóricas para este estudo, foram eleitos conceitos de cultura e interculturalidade a partir da visão de Claire Kramsch (1993, 2004), Mendes (2007), Siqueira (2008, 2012), Scheyerl e Siqueira (2012), Liddicoat (2013, 2019), além da teia da relação intercultural e formação de professores, segundo Fleuri (2002), Candau (2008, 2012, 2016, 2018), entre outros. Para conceitos e estudos de currículo, foram tomados como base teórica Ardoino (1992, 1995, 1998, 2012), Morin (1996, 1999), Sacristán (2000, 2008), Pacheco (2001, 2013), Pinar (2007), Macedo (2012, 2013, 2016, 2018), só para citar alguns. Como resultados importantes do trabalho, destacam-se, em linhas gerais, que o currículo redimensionado apresenta indícios de uma perspectiva intercultural, em razão de que alguns dos seus componentes de estudos são focados na diversidade cultural, e pela sua funcionalidade inter e transdisciplinar que propicia discussões de temas de interesses sociais, mas ainda não se caracteriza como um currículo de formação intercultural na sua integridade pela falta de um estudo mais sistemático que foque a interculturalidade como fator necessário na formação docente. Dessa forma, pode-se considerar que uma formação de professores de inglês numa perspectiva intercultural é um desafio cada vez mais importante a ser levado a cabo na educação de docentes de línguas em formação inicial nos tempos atuais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1676797 - DOMINGOS SAVIO PIMENTEL SIQUEIRA
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Interno - 1857628 - FABIANO SILVESTRE RAMOS
Externa ao Programa - 2896618 - LUCIELEN PORFIRIO - UFBAExterna à Instituição - KELLY BARROS SANTOS - UFRB
Notícia cadastrada em: 20/04/2023 12:58
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