O PIBID DE LÍNGUA INGLESA EM CONCEIÇÃO DO COITÉ: POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICA
PIBID; Língua inglesa; formação crítica de professores; pedagogias críticas
A pesquisa realizada versa sobre o processo de formação de professores, ocorrido durante o PIBID de Língua inglesa no período em que fui coordenadora do projeto, entre os anos de 2015 a 2017. Portanto, o objetivo desse trabalho é contribuir, reflexivamente, para o aperfeiçoamento de professores em formação inicial e continuada de Língua inglesa, a partir do estudo das experiências advindas da intervenção construída, realizada e fundamentada na formação profissional crítica de professores (MARINS-COSTA, 2012; GIROUX, 1997). Tal pesquisa também nos fez pensar na importância de rever as ações “rememoradas”, a partir de um olhar decolonial (OLIVEIRA e CANDAU, 2010) e transgressivo (BELL HOOKS, 2013), em articulação com os pressupostos do letramento crítico (2012; STREET, 2010; MONTE MOR, 2013; KALANTZIS et al, 2020), norteada pelos seguintes objetivos da Linguística Aplicada: identificar problemas “relacionados à linguagem na vida real” (ROJO, 2006, p. 258), investigá-los com vista a delinear possíveis soluções e propor respostas teórico-metodológicas que dialoguem com o processo de formação crítica e reflexiva de professores de língua inglesa. Para tanto, essa tese se estrutura com base em uma prática investigativa que teve como referência as informações colhidas a partir de uma pesquisa etnográfica, alinhada à abordagem qualitativo-interpretativista, utilizando de uma variedade de procedimentos/instrumentos para geração de dados, tais como: resgate de memórias, entrevistas semiestruturadas e análise de planejamentos e relatórios oficiais da CAPES, no sentido de refletir criticamente sobre a dinâmica do projeto PIBID que constitui o objeto central desta tese.