Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICK NUNES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERICK NUNES SANTOS
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Skype

Casa Pia e Colégio de Órfãos de São Joaquim e a Aula de Ensino Mútuo do Convento do Carmo: tecendo as práticas de leitura e de escrita de meninos humildes no século

História Social da Cultura Escrita. Paleografia. Instrução Pública. Meninos humildes. Escolarização no século XIX.

Este trabalho tem por objetivo analisar os textos nos quais se constroem registros da aplicação e difusão do Método de Ensino Mútuo aplicado nas aulas de ensino primário, primeiras letras, a fim de se compreender como ocorreu o processo de ensino de leitura e escrita de meninos humildes nas cidades baianas de Salvador e Cachoeira, no século XIX. A pesquisa insere-se no âmbito de investigação da História Social da Cultura Escrita, no que tange ao papel da escolarização (MATTOS e SILVA, 2004) e da difusão e penetração das práticas de leitura e escrita (CASTILLO GÓMEZ, 2003) de meninos humildes, tendo como ponto de partida a análise da atuação das instituições Casa Pia e Colégio de órfãos de São Joaquim, em Salvador - BA, e as Aulas de Ensino Mútuo do Pe. Manoel Joaquim d’Azevedo, no Adro do Convento do Carmo, em Cachoeira - BA, ambas no século XIX. A partir da perspectiva da Paleografia crítica (PETRUCCI, 2002), da Filologia (CAMBRAIA, 2005; SPINA, 1994) e da História Social da Cultura Escrita (CASTILLO GÓMEZ, 2003), foram realizadas pesquisas no Arquivo Público do Estado da Bahia - APEB - no Arquivo Público Municipal de Cachoeira e no Acervo da Casa Pia e Colégio de Órfãos de São Joaquim. Como procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, destaca-se a pesquisa documental e histórica, de cunho analítico, explicativo e qualitativo. Os resultados parciais da pesquisa, apresentados para o Exame de Qualificação de Doutorado, elucidam sobre os meninos humildes que receberam instrução nas aulas da cidade de Salvador e Cachoeira, na Província da Bahia, no século XIX, sendo possível até mesmo traçar um perfil social daqueles que recebiam instrução nessas localidades.

Presidente - 2313327 - ELIANA CORREIA BRANDAO GONCALVES
Interna - 3306423 - NORMA SUELY DA SILVA PEREIRA