Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO FLÁVIO FURTADO CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO FLÁVIO FURTADO CRUZ
DATA : 02/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: RNP
TÍTULO:

PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE USO DAS TDIC NO ENSINO FUNDAMENTAL II


PALAVRAS-CHAVES:

tecnologias digitais; ensino-aprendizagem; formação docente.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Nesta dissertação, ainda em desenvolvimento, objetivamos compreender o que
impossibilita o uso das tecnologias digitais (TD) na sala de aula e o porquê a
instituição de ensino não consegue inserir as TD em suas práticas pedagógicas. O
problema central do estudo é entendermos quais são os desafios e os empecilhos
associados ao letramento digital percebidos na instituição de ensino, que
impossibilitam que os/as docentes usem os recursos digitais em salas de aula.
Ademais, buscamos conhecer o perfil dos participantes quanto ao uso do digital.
Destacamos que o objeto do estudo é constituído por três instrumentos: um
questionário, uma entrevista e uma roda de conversa. Fundamentamo-nos em
estudos e abordagens sobre o uso das tecnologias digitais inseridas aos processos
de ensino-aprendizagem. Baseamo-nos em pressupostos teóricos pertencentes à
teoria dos novos (multi) letramentos, como exemplo: cultura digital; letramento
multimidiático; letramento digital; cibercultura; multimodalidade; linguagem
multimidiática; dentre outros. Mas também, apoiamo-nos em alguns conceitos-chave
da análise de discurso crítica (doravante ADC). Metodologicamente, usamos uma
proposta qualitativa em que os resultados dependeram do que os participantes
disseram sobre as questões levantadas pelo pesquisador, ou surgidas na interação
entre os pares. Dessa forma, obtivemos como resultado, ainda parciais, que: a
escola não pratica a cultura digital, há um discurso hegemônico que valoriza tão
somente as tecnologias tradicionais e que existem normas na instituição que
proíbem o uso das TD pelos/as estudantes. Além disso, a infraestrutrura da escola
não é favorável ao digital e a formação do/a professor/a ainda é deficitária para o
uso das telas, dentre outros problemas e desafios que precisam ser encarados para
que as TD possam ser inseridas pedagogicamente eficiente na prática docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1857214 - JULIO NEVES PEREIRA
Interna - 2142558 - DANIELE DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - ÚRSULA CUNHA ANACLETO - UEFS
Notícia cadastrada em: 23/02/2023 15:48
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