O DISCURSO DAS FAKE NEWS SOBRE EDUCAÇÃO
fake news; análise do discurso; educação; fact-checking; verdade.
O presente trabalho tem por objetivo analisar sequências discursivas dos discursos das fake news sobre educação, no período eleitoral de 2018, no Brasil, buscando compreender o funcionamento dos discursos sobre educação no período, além de problematizar os sentidos de educação a partir de diferentes formações discursivas, buscando constatar conservação e /ou mudança nos discursos sobre educação em diferentes sequências discursivas. Neste ínterim, também serão problematizados os diferentes sentidos de fake news, articulando a compreensão do senso comum do termo com a decorrente ampliação de sentido que retratam materialidades linguísticas além da notícia falsa. Será utilizada a Análise do discurso materialista como perspectiva teórica e metodológica para estudar as sequências discursivas classificadas como fake news por agências de fact-checking, assumidas neste trabalho tanto como parâmetro determinador que uma dada sequência discursiva é classificada como fake news, como fonte de acesso às fake news a serem analisadas, posto o caráter evanescente das mesmas. As sequências discursivas analisadas possuem como temática a educação, considerando as condições de produção do discurso do período eleitoral brasileiro de 2018, ano de considerável veiculação de fake news cujo discurso esteve fortemente atrelado a educação. Ademais, cumpre analisar as fake news num contexto no qual o Aparelho Ideológico de Estado da Informação (conceito althusseriano) tem o seu poder da verdade contestado[P1]
[P1]O resumo está muito sintético e sem as palavras chave