LETRAMENTOS DESCOLONIAIS: Proposições pedagógicas para o ensino de língua portuguesa
Descolonização; Interculturalidade; Letramentos descoloniais; Material Didático.
Nesta pesquisa estabeleço diálogos críticos com o campo dos Estudos Descoloniais para
pensar a cultura da violência colonial, desde a sua conformação como sistema político até os
rearranjos contemporâneos e suas interrelações com o campo da linguagem. A partir da
compreensão de que as violências coloniais seguem sendo a base das relações sociais no
Brasil, aponto a necessidade de pensar práticas pedagógicas descoloniais e interculturais para
o ensino de língua portuguesa como língua materna. Dessa forma, diálogo com o estudo dos
realizados no campo dos Novos Letramentos e da Linguística Aplicada para elaborar uma
proposta pedagógica voltada para o desenvolvimento de práticas de letramentos descoloniais,
no sentido de delinear uma abordagem culturalmente sensível, crítica e criativa. Essa
discussão ganha materialidade a partir do material de apoio pedagógico intitulado
Letramentos descoloniais: o quê? por quê? e como fazer?, que é apresentado e discutido neste
trabalho. A presente investigação insere-se no paradigma da pesquisa qualitativa, de cunho
interpretativista, no campo da linguística aplicada, bem como se caracteriza como uma
pesquisa de desenvolvimento, uma vez que propõe e analisa um material de apoio
pedagógico.