Banca de DEFESA: CAMILA BARROS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA BARROS SANTOS
DATA : 30/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Letras
TÍTULO:

“Rugir é meu desejo de gritar”. Vozes afro-latino-americanas na formação de professoras e professores de língua espanhola no curso de graduação da UFBA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Formação de professores de Espanhol; Interculturalidade; Culturas Afro-latino-americanas


PÁGINAS: 120
RESUMO:

O presente estudo, inserido na área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo principal a reflexão crítica sobre os mecanismos que excluem/apagam culturas e consequentemente identidades afro-latinas do espaço de debate e reflexão do processo de formação de professoras e professores de língua espanhola na Universidade Federal da Bahia, espaço de experiências, observações e discussões, que se apresenta como um território diaspórico e de epistemologias outras, que partem de caminhos que não o do Norte. Para alcançar os objetivos, a pesquisa foi construída a partir de arcabouço teórico, tais como: a Linguística Aplicada e o ensino/aprendizagem de língua estrangeira/espanhol; o racismo na presença/ausência de autores e autoras negras na formação de professoras e professores em língua espanhola e a Interculturalidade no processo dessa formação. Proponho esta discussão a fim de demonstrar a relevância e a necessidade de pôr em prática uma ideia de culturas/línguas para além da hegemonia colonizadora e da rota silenciadora de aprendizagem, pois como afirma Almeida (2019), o racismo não se resume a comportamentos individuais, mas, também, a partir do funcionamento das instituições, que atuam em uma dinâmica que confere desvantagens e privilégios com base na raça. O estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa e interpretativista e foram utilizados os seguintes métodos e instrumentos: leitura e análise de programas de disciplinas de literaturas e letramentos do curso de licenciatura em língua espanhola e das suas ementas. Para fundamentar as discussões, me apoiei nos seguintes referenciais teóricos: Almeida (2019); Paraquett (2009); Machado (2006); Souza (2017); Munanga (2019); Santos (2001, 2009), entre outros, que foram selecionados, propositalmente, por fugirem de referenciais nortistas, que de alguma maneira desumanizam nossas identidades. Os resultados mostraram que o currículo analisado ainda se apresenta muito frágil nas discussões afro-latino-americanas, ainda que estas se façam fundamentais, seja na formação de professoras e professores ou em quaisquer que sejam os espaços de ensino/aprendizagem, porque se constitui em questão legal e essencial às identidades de brasileiras e brasileiros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Externo à Instituição - LIZ SANDRA SOUZA E SOUZA - UEFS
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 17:21
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