"CENAS ROTINEIRAS DE TRABALHO ANÁLÓGO À ESCRAVIDÃO E OS LETRAMENTOS NECESSÁRIOS NA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA "
Escravidão moderna- Direitos Humanos -Educação Antirracista- Letramento Racial Crítico.
Essa pesquisa descritiva, multidisciplinar, alocada na Linguística Aplicada Crítica, doravante LAC, é uma agência política que busca problematizar as crescentes estatísticas de denúncias acerca de pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão, no Brasil, estabelecendo relações entre aquelas e a necessidade de uma formação docente , especificamente, dos profissionais da área de Lingua Portuguesa, língua materna, aproximada das áreas do Direito Civil, como forma de potencializar os processos de letramentos críticos, necessários a uma educação antirracista e , por conseguinte, cidadã. Através do Estado da Arte, faremos um mapeamento no Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES, visando a conhecer as produções com essa abordagem na LAC, num recorte temporal de 2019 a 2022. Em sintonia com o objetivo destacado, será feita a análise de dois textos multisemióticos “ O Menino 23” (não-ficção) e “Os sete prisioneiros” (ficção), em diálogo com a Pedagogia Crítica ( Freire,1987), do pensamento jurídico de Norberto Bobbio, da Análise do Discurso Crítica ( VAN DIJK, 2012), dos Estudos De(s)coloniais (QUIJANO, 2005 ), da Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico (BATISTA; ALMEIDA,2021) ; FERREIRA,2015; CRENSHAW,2002 ) ,sem perder de vista as interlocuções com outras autorias que se fizerem necessárias.