Banca de DEFESA: NELMA TEIXEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NELMA TEIXEIRA DA SILVA
DATA : 30/11/2022
HORA: 08:30
LOCAL: online
TÍTULO:

“ Cadê o link, professora? ”: Os desafios do ensino remoto emergencial para estudantes com deficiência no contexto da escola pública


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino remoto emergencial, Educação inclusiva, tecnologias, cartografia, pesquisa pós-qualitativa


PÁGINAS: 250
RESUMO:

Meu objetivo nesta pesquisa é compreender como aconteceu o ensino remoto emergencial
para estudantes com deficiência, a partir do entrelaçamento entre professores, estudantes,
materiais didáticos e tecnologias numa postura analítica para além da dicotomia humano-não-
humano na construção pedagógica do modelo de ensino que se desenhou na pandemia do
Covid-19, considerando o contexto de uma escola pública estadual de Guanambi/BA. Com
base nesta problemática, a tese defendida neste trabalho é a de que o ensino remoto
emergencial na escola pública, bem como as estratégias pedagógicas agenciadas neste modelo
de ensino não levaram em consideração as necessidades específicas dos estudantes com
deficiência, especialmente no que se refere à acessibilidade e inclusão deste coletivo nas
práticas pedagógicas durante a pandemia. Nesse cenário, busquei compreender também como
os estudantes reagiram e se adaptaram a este modelo de escola, com base em dois eixos
centrais dos quais emergiram os fluxos de análise: a) a perspectiva sociomaterial e o
agenciamento de humanos e não-humanos na rede do ensino remoto emergencial,
identificando as variáveis que dificultaram ou facilitaram a acessibilidade ao ensino remoto e
aos objetos de ensino-aprendizagem a partir do material didático “Cadernos de Apoio à
Aprendizagem” da área de Linguagens, das tecnologias digitais e dos documentos oficiais na
perspectiva da educação inclusiva e da pedagogia dos multiletramentos, no contexto
pesquisado e de que modo a sociomaterialidade e o agenciamento desses atores não-humanos
se tornam visíveis e influenciam e afetam as práticas pedagógicas e o cotidiano dos atores
sociais que forjam a escola e quais as consequências de tal materialidade no cenário do ensino
remoto emergencial para os estudantes com deficiência e b) como os estudantes com
deficiência aprenderam (ou não) no ensino remoto, com base em suas narrativas, percepções e
singularidades e também nas narrativas e nas percepções de seus familiares, de seus
professores e da gestão escolar local e estadual da escola pública em que atuo. Optei pela
abordagem ontoepistemológica da pesquisa pós-qualitativa (LATHER; ST. PIERRE, 2013;
ST. PIERRE, 2017; ULMER, 2017), pois além de ampliar a visão para outras epistemologias
pós-humanistas, é um modo de conhecer aberto e flexível que se alimenta do entrelaçamento
das associações entre todos os atores sociais humanos e não-humanos (LATOUR, 2012) que
fazem a pesquisa acontecer e entende que estes indivíduos não se produzem sozinhos,
separados das coisas e do ambiente, mas em associação com um mundo em constante
deslocamento. Para isso, utilizei a cartografia como um modo de compreender (ainda que
parcialmente) a complexidade do objeto desta pesquisa, a partir da análise dos fluxos dos
acontecimentos, das narrativas e relatos dos atores sociais colaboradores da pesquisa,
rastreando os entrelaçamentos entre humanos e não-humanos que compuseram o rizoma do
ensino remoto emergencial no território pesquisado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551106 - SIMONE BUENO BORGES DA SILVA
Interna - 1372213 - LIVIA MARCIA TIBA RADIS BAPTISTA
Externa ao Programa - 2522438 - SUZANE LIMA COSTA - UFBAExterna à Instituição - SUELI SALES FIDALGO - UNIFESP
Externa à Instituição - JUANA MARIA SANCHO GIL
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 16:40
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