Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA LIMA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELA LIMA SANTOS
DATA : 28/10/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO:

ENTRELAÇAMENTOS DE NARRATIVAS DE PROFESSORAS NEGRAS E UMA PROFESSORA BRANCA DE LÍNGUA INGLESA EM SALVADOR


PALAVRAS-CHAVES:

Relações étnico-raciais. Professores de língua(s) (inglesa). Narrativas. Autoetnografia. (De)colonialidade.


PÁGINAS: 149
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, é compreender de que modo as vivências de professoras negras de língua inglesa (LI) da Educação Básica afetam o olhar e a práxis de uma professora branca de LI formadora/educadora em Salvador. Para tanto, quatro objetivos específicos foram delineados: (1) identificar o entendimento das participantes acerca das relações étnico-raciais e como esse entendimento repercute no seu fazer docente; (2) investigar se as colonialidades do poder, saber, ser e da linguagem atravessam as vivências dessas participantes e, se atravessam, de que modo isso se dá; (3) examinar se as participantes têm estratégias de resistência às colonialidades e, em caso afirmativo, quais são, como são acionadas e quais seus efeitos e (4) entender como se dão as aproximações e os distanciamentos entre as vivências das participantes e quais os efeitos decorrentes em suas trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais. Os pressupostos teóricos da pesquisa baseiam-se no pensamento decolonial, nas epistemologias do Sul, nos estudos da branquitude, na Linguística Aplicada Crítica e nos letramentos críticos. A pesquisa envolve 05 (cinco) participantes, 04 (quatro) professoras negras da Educação Básica e 01 (uma) professora branca de LI formadora/educadora, esta pesquisadora. A geração e a análise de dados assentam-se em princípios da pesquisa qualitativa ou interpretativista do tipo narrativa (BRUNER, 2002) e de cunho autoetnográfico (ERIKSON, 2010). Os instrumentos utilizados abrangem formulário, entrevistas individuais e coletivas, narrativas autobiográficas escritas, questionário e diário reflexivo. Os resultados pretendem visibilizar epistemologias, práticas e estratégias de resistência de professoras negras de LI, fomentar a discussão sobre branquitude/racismo e fortalecer a educação linguística antirracista com potencial decolonial em cursos de formação de professores de língua(s) (inglesa).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1372213 - LIVIA MARCIA TIBA RADIS BAPTISTA
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA
Externa à Instituição - KELLY BARROS SANTOS - UFRB
Notícia cadastrada em: 26/10/2022 10:14
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA