ENTRELAÇAMENTOS DE NARRATIVAS DE PROFESSORAS NEGRAS E UMA PROFESSORA BRANCA DE LÍNGUA INGLESA EM SALVADOR
Relações étnico-raciais. Professores de língua(s) (inglesa). Narrativas. Autoetnografia. (De)colonialidade.
O objetivo desta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada, é compreender de que modo as vivências de professoras negras de língua inglesa (LI) da Educação Básica afetam o olhar e a práxis de uma professora branca de LI formadora/educadora em Salvador. Para tanto, quatro objetivos específicos foram delineados: (1) identificar o entendimento das participantes acerca das relações étnico-raciais e como esse entendimento repercute no seu fazer docente; (2) investigar se as colonialidades do poder, saber, ser e da linguagem atravessam as vivências dessas participantes e, se atravessam, de que modo isso se dá; (3) examinar se as participantes têm estratégias de resistência às colonialidades e, em caso afirmativo, quais são, como são acionadas e quais seus efeitos e (4) entender como se dão as aproximações e os distanciamentos entre as vivências das participantes e quais os efeitos decorrentes em suas trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais. Os pressupostos teóricos da pesquisa baseiam-se no pensamento decolonial, nas epistemologias do Sul, nos estudos da branquitude, na Linguística Aplicada Crítica e nos letramentos críticos. A pesquisa envolve 05 (cinco) participantes, 04 (quatro) professoras negras da Educação Básica e 01 (uma) professora branca de LI formadora/educadora, esta pesquisadora. A geração e a análise de dados assentam-se em princípios da pesquisa qualitativa ou interpretativista do tipo narrativa (BRUNER, 2002) e de cunho autoetnográfico (ERIKSON, 2010). Os instrumentos utilizados abrangem formulário, entrevistas individuais e coletivas, narrativas autobiográficas escritas, questionário e diário reflexivo. Os resultados pretendem visibilizar epistemologias, práticas e estratégias de resistência de professoras negras de LI, fomentar a discussão sobre branquitude/racismo e fortalecer a educação linguística antirracista com potencial decolonial em cursos de formação de professores de língua(s) (inglesa).