Banca de DEFESA: MICHELE SANTOS BARBOSA

DISCENTE : MICHELE SANTOS BARBOSA
DATA : 25/11/2022
LOCAL: Instituto de Letras

Caminhos interculturais no ensino-aprendizagem de Espanhol para as relações étnico-raciais: a professora como autora de material didático

Aprendizagem de espanhol. Interculturalidade. Relações étnico-raciais. Chapada Diamantina

O presente estudo, inserido na área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo compreender os desafios e possibilidades encontrados pela professora no processo de proposição, desenvolvimento e aplicação de material didático de língua espanhola para as relações étnico-raciais com uma perspectiva intercultural. O cenário para essas observações e discussões é o Instituto Federal da Bahia (IFBA) no campus de Seabra, localizado na região da Chapada Diamantina. A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa de base interpretativista, já que se preocupa em analisar e interpretar os dados obtidos a partir dos instrumentos para geração desses dados. Para esta pesquisa foram utilizados três instrumentos: (1) questionário diagnóstico virtual; (2) a unidade didática elaborada e (3) as notas de campo. As discussões teóricas empreendidas a fim de que os objetivos propostos fossem alcançados estão organizadas nos seguintes eixos: A Linguística Aplicada; A importância de se ensinar e aprender espanhol como língua estrangeira; A Interculturalidade; A elaboração de materiais didáticos e As relações étnico-raciais no ensino-aprendizagem de espanhol. A partir das análises dos dados gerados e conjugados com os referenciais teóricos, evidencia-se que o ensino e aprendizagem da língua espanhola para uma educação crítica, que seja antirracista e consciente da conjuntura e do contexto em que será desenvolvida, precisa ter como pautas centrais as discussões sociais que estão diretamente relacionadas com as vidas dos(as) estudantes. Deste modo, a discussão que proponho demonstra-se importante para os(as) professore(a)s em atividade, em formação inicial e continuada, inserido(a)s no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira.

Presidente - 307008 - MARCIA PARAQUETT FERNANDES
Interna - 1748601 - FERNANDA MOTA PEREIRA