CONCEPTUALIZAÇÕES DE PROFESSOR/A EM MEMES: ESTUDO À LUZ DA SEMÂNTICA SÓCIO-HISTÓRICO-
COGNITIVA
Linguística Cognitiva; Semântica cognitiva sócio-histórica; Conceptualização; História do tempo presente; Memes; Professor/a; Teoria da Complexidade.
Esta Tese tem como objetivo compreender as conceptualizações de professor/a em memes
publicados na página Professores Contra o Escola Sem Partido entre os anos de 2017 e 2019.
Para tanto, o estudo buscou: a) discorrer sobre a Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, a
Educação, História, Sociologia e Filosofia que alicerçaram o debate sobre a significação; b)
identificar, descrever e explicar os processos cognitivos subjacentes à conceptualização de
professor/a no corpus; c) interpretar e sistematizar os resultados alcançados. Tem como aporte
teórico os contributos da Linguística Cognitiva, particularmente, da Semântica Cognitiva
Sócio-Histórica, de forma específica, as discussões empreendidas por Lakoff e Johnson
(1980 [2002], 1999), Lakoff (1987, 1993, 2007), Johnson (1987), Barcelona (2016,
2009[1996]), Peña Cervel (2016), Fillmore (1992), Kövecses (2000, 2002, 2009, 2010, 2017),
Duque (2016, 2017, 2018) e, também, nos princípios teóricos da Teoria da Complexidade
através das discussões propostas por Morin (2001, 2015), Capra (1996), Capra e Luisi (2014),
Maturana e Varela (2001 [1984]), Almeida (2016, 2018b, 2020, 2021), entre outros. O estudo
desenvolvido nesta Tese tem caráter interdisciplinar, pois buscou interconexões através da
Educação (FREIRE, 1987, 1996, 1997, 2001), da História e da Política (HOBSBAWN, 1995;
DELGADO; FERREIRA, 2013; PENNA, 2016), da Sociologia (BAUMAN, 2007, 2001;
DURKHEIM, 2011); da Filosofia (ARENDT, 2016), da Biologia (DAWKINS, 2001[1976]),
além de considerarmos as contribuições da Lexicografia (HOUAISS, 2011; CUNHA, 2012). A abordagem adotada nesta Tese apresenta uma metodologia qualitativa de caráter descritivo-interpretativo, bibliográfico e documental, tendo como base o paradigma da introspecção. Os resultados alcançados foram obtidos através do estudo de um corpus constituído por textos multimodais – memes – produzidos e publicados na segunda década do século XXI (anos de 2017 a 2019), portanto, textos que licenciam compreensões a partir do nosso tempo presente. Os resultados foram apresentados a partir de domínios da experiência ativados pelos memes, a exemplo dos domínios POLÍTICA e RELIGIÃO que licenciaram conceptualizações de professor/a através de modelos cognitivos metafóricos, metonínimos e esquemo-imagéticos. Dentre eles, houve uma maior recorrência do padrão metafórico PROFESSOR/A É DOUTRINADOR/A, e do padrão metonímico PROFESSORES/AS POR IDEIAS. Além disso, foi constatado que há, entre os outros domínios ativados, uma inter-relação que conflui para a compreensão de professor/a, ainda, na perspectiva doutrinária.