Banca de DEFESA: ILTIERE SILVA DOS SANTOS

DISCENTE : ILTIERE SILVA DOS SANTOS
DATA : 13/05/2022
LOCAL: Videoconferência

Avaliação de um sistema de informação acadêmico: estudo de caso do SIGAA na Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia.

Avaliação de Sistemas de Informação; Sistema Integrado de Gestaõ; SIGAA; UFBA: ERP.

A tecnologia a cada dia vem ocupando mais espaço nos ambientes organizacionais e na sociedade como um todo. A necessidade de rápida comunicação e gestão de processos cada vez mais complexos, exigem ferramentas que otimizem os serviços atendendo às expectativas dos clientes e usuários. No âmbito do serviço público não é diferente, na busca pela eficiência, as instituições seguem no processo de modernização e adoção em massa de tecnologias. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), ingressou nesse processo no ano de 2014 e até hoje acompanhamos a adoção de sistemas diversos que visam melhorar os serviços prestados à comunidade universitária. Nesse contexto, o sistema de informação SIGAA, objeto de estudo deste trabalho, foi adotado pela gestão da pós-graduação da UFBA e está em processo de implantação na gestão dos cursos de graduação da Instituição. Este trabalho se desenvolve na tentativa de avaliar a satisfação dos usuários do SIGAA na pós-graduação através da coleta de dados por meio de questionários aplicados aos servidores de setores da PROPLAN, SUPAC e PROPG. O objetivo geral deste estudo é avaliar o grau de satisfação dos usuários do SIGAA da UFBA lotados na SUPAC, PROPLAN e PROPG em relação ao processo de implantação do Sistema considerando o papel estratégico e tático desses setores na gestão acadêmico-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação.

Externa à Instituição - ANATÁLIA SARAIVA MARTINS RAMOS - UFRN
Externo à Instituição - ANTONIO MAURICIO DA SILVA PITANGUEIRA - IFBA