Banca de DEFESA: RENATA CRISTINA NOGUEIRA SANTOS

DISCENTE : RENATA CRISTINA NOGUEIRA SANTOS
DATA : 19/10/2020
LOCAL: Videoconfêrencia

ACCOUNTABILITY EM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE DE TRANSPARÊNCIA ATIVA

ACCOUNTABILITY, UNIVERSIDADES, TRASNPARENCIA ATIVA, INSTITUTOS FEDERAIS

O presente estudo buscou caracterizar a accountability das Universidades Federais e Institutos Federais do Estado de Minas Gerais especificamente quanto à transparência ativa. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de campo descritiva do tipo quantitativa e qualitativa, tendo como fonte de evidências os relatórios de Levantamento Integrado de Governança e Gestão do TCU de 2018 e os sites oficiais das 16 instituições mineiras selecionadas. Quanto às técnicas de coleta das evidências, optou-se pela abordagem pesquisa de campo exploratória com uso de observação direta para os sites das instituições e pesquisa documental dos relatórios do Tribunal de Contas da União. A técnica utilizada para efetuar a análise dos dados foi análise estatística. Constatou-se que as instituições apresentam uma melhor média de transparência em 2020, por meio da avaliação de transparência ativa de seus portais do que apresentaram nos relatórios do TCU de 2018. Porém, o índice de transparência obtido pela observação direta revela que 87,5% das instituições avaliadas ainda apresentam capacidade de transparência ativa entre baixa e média. Essa capacidade indica atendimento às exigências legais, mas sem inovações que favoreçam uma melhor transparência. Apenas 2 instituições obtiveram capacidade de transparência ativa entre média e alta: UFMG e UFOP.

Presidente - 3088038 - ANA RITA SILVA SACRAMENTO
Interno - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA