Banca de DEFESA: ANTONIO ALMEIDA LYRIO NETO

DISCENTE : ANTONIO ALMEIDA LYRIO NETO
DATA : 07/10/2019
LOCAL: ADM

Análise da Gestão Orçamentária na Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Orçamento público. Planejamento. Gestão orçamentária.

O estudo parte da concepção de que o orçamento é um instrumento de planejamento e controle essencial para que os gestores aperfeiçoem as práticas de gestão utilizadas para minimizar entraves na aplicação eficiente dos recursos. Assim, investiga a composição, destinação e comportamento do modelo de gestão orçamentária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2018, considerando–se o planejamento, a execução e o controle dos recursos orçamentários. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva e qualitativa. Quanto aos meios, é documental e bibliográfica, complementada pela aplicação de entrevista semiestruturada com os gestores. As informações foram extraídas dos Relatórios de Gestão da Instituição de Ensino Superior pesquisada, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além dos relatórios de execução do orçamento do órgão. Os resultados apontam que os gestores envolvidos no planejamento, execução e controle dos recursos possuem pouco conhecimento sobre orçamento; que os recursos disponibilizados não são suficientes para a manutenção e melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão e; que o regime de cotas gera assimetrias na disponibilização de recursos. A maioria dos entrevistados sinaliza a necessidade de reformulação do modelo da matriz permitindo uma alocação de recursos mais equânime, atendendo às necessidades das unidades. Esta investigação, além de contribuir para outros estudos sobre a temática, provê elementos que demonstram, na percepção dos gestores, que o orçamento não é utilizado como instrumento de planejamento e controle para o desenvolvimento institucional. Como limitações da pesquisa menciona-se o número de entrevistados, em decorrência do delineamento amostral restrito aos gestores de unidades acadêmicas. Para futuras pesquisas, faz-se importante incluir os gestores das unidades administrativas e demais servidores que atuam no processo de planejamento, execução e controle do orçamento.

Interno - 3088038 - ANA RITA SILVA SACRAMENTO
Presidente - 1913274 - DENISE RIBEIRO DE ALMEIDA