Banca de DEFESA: UENDEL ANUNCIACAO DA CRUZ

DATA : 02/10/2019
LOCAL: ADM

Evasão de Discentes: Um Estudo na Universidade Federal da Bahia

Evasão. Abandono. Motivos. Ensino Superior.

Em paralelo à recente expansão do Ensino Superior no Brasil, verifica-se crescentes percentuais de evasão nas Instituições Federais de Ensino. Em busca das motivações para este número crescente, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar quais foram os principais motivos da evasão de cursos na Universidade Federal da Bahia. Desta forma, procedeu-se uma investigação com uma amostra de 349 alunos considerados como evadidos, pois não estavam inscritos em nenhuma disciplina por mais de dois semestres consecutivos, durante o período de 2014.1 a 2019.1. A coleta dos dados foi feita por meio da escala Motivos de Evasão no Ensino Superior (M-ES) e enviada por meio de questionário online pela plataforma SurveyMonkey. Os dados foram tratados de forma quantitativa através dos Softwares Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 23 e Mplus versão 8. Para esta análise, optou-se pela técnica denominada Análise de Classes Latentes (em inglês, Latent Class Analysis, LCA). A LCA é um método estatístico que busca identificar distintos subgrupos (classes latentes), mutuamente exclusivos, com padrões similares de comportamentos e categorizá-los em sua classe mais provável, dadas as suas respostas. Assim, quanto a caracterização dos alunos evadidos, observou-se que a maioria dos alunos foram do sexo masculino, solteiros, estavam realizando a segunda graduação, com idade entre 28 e 37 anos, tinham rendimento acadêmico abaixo do exigido pela instituição, evadiram nos quatro primeiros semestres, eram pertencentes aos cursos das áreas 1 (Ciências Exatas) e 3 (Ciências Humanas). Além disso, apenas 40% dos evadidos responderam positivamente em relação à possibilidade de retorno ao curso. No que diz respeito aos motivos relacionados a evasão analisados por meio da escala M-ES, verificou-se que os itens com mais poder de influência na decisão de evadir foram os que se referem à dimensão Falta de Suporte. Desse modo, de acordo com os estudantes, os motivos estão mais relacionados ao emprego (impossibilidade de conciliar o trabalho com os estudos). Os motivos Vocacionais também apresentaram relevância, pois observou-se que muitos evadidos abandonaram devido a indecisão se estavam ou não no curso e na profissão certa. Diante disso, conclui-se que a UFBA deve adotar estratégias que visem ampliar os cursos noturnos, assim como o acompanhamento vocacional dos recém ingressos.

Interno - 1095744 - ELISABETH REGINA LOIOLA DA CRUZ SOUZA
Externo à Instituição - MARCOS GILBERTO DOS SANTOS - IFBA