Banca de DEFESA: JEAN MAGNO RODRIGUES DO OURO

DISCENTE : JEAN MAGNO RODRIGUES DO OURO
DATA : 03/07/2019
LOCAL: Escola de Administração

Indicadores Quantitativos que Denotam Alto Risco de Evasão dos Alunos da IES: Estudo de IES Privadas no Recôncavo

Avaliação de práticas. Gestão da evasão. Retenção. Sistematização.

O presente trabalho tem como objetivo organizar e avaliar as práticas de gestão de evasão da FADBA propondo a sistematização do acompanhamento que traga o potencial de construção de um programa eficiente de retenção dos discente na IES. Esta pesquisa é um estudo de caso, em uma IES privada, confessional, filantrópica da região do recôncavo baiano. A pesquisa se utilizou da aplicação de entrevista semiestruturada aplicada no semestre de 2019.1 em uma amostra de 26 colaboradores da IES, sendo treze gestores, sete técnico-administrativos e seis docentes. A análise de dados foi feita com base no método de análise de discurso. Foram utilizados também documentos de diferentes setores da instituição do período de 2014-2018, buscando conhecer os processos, os métodos de gestão da retenção e os indicadores. A análise demonstrou ausência de processos de gestão estabelecidos, falta de indicadores compartilhados, deficiência na interação entre setores. Indicou também que existe predisposição para ampliar as ações dos entrevistados e desenvolver um método de gestão que ofereça condições de identificar e agir quando o estudante começa a pensar em evadir. Como sugestão, recomenda-se uma capacitação que prepare os colaboradores para serem capazes de entender o problema, de oferecer o espectro completo das possibilidades de solução de forma customizada para os alunos e negociar da melhor forma. Além disso, deve-se ter um sistema para rastreabilidade dos dados que possibilidade de compartilhamento entre setores e geração de indicadores para melhorar a retenção dos estudantes na IES.

Externo à Instituição - EDMAN ALTHEMAN
Presidente - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO