Banca de DEFESA: WAGNER CAVALCANTE MEDEIROS

DISCENTE : WAGNER CAVALCANTE MEDEIROS
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Videoconferência

UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DE INCENTIVO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS: DIFICULDADES E AVANÇOS

Inovação tecnológica. NIT. Propriedade Intelectual

A inovação tecnológica se apresenta enquanto alternativa na alavancagem do crescimento econômico, para a geração de riqueza e como importante ferramenta de combate à pobreza e às desigualdades sociais. A partir da implementação de políticas, práticas e inovações organizacionais é possível traduzir conhecimento em crescimento da atividade econômica. Nesse cenário, destaca-se a crescente interdependência entre as universidades (instituições de ensino), as indústrias e o governo para a geração e transmissão do conhecimento, condição denominada de “hélice tríplice”. Ao atuarem em conjunto, essas instituições passam a representar um fator chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Entretanto, o modelo amplamente difundido no território brasileiro de organização dos núcleos de inovação tecnológica ainda não é capaz de atender satisfatoriamente às demandas das instituições científicas, tecnológicas e de inovação. A legislação que permitiu a constituição de núcleos com personalidade jurídica própria foi omissa quanto à existência de exemplos que possam ser analisados e comparados com o modelo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) constituídos nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). No contexto dos Institutos Federais, em especial o do Norte de Minas Gerais (IFNMG), verifica-se a falta de know how na área da propriedade intelectual, bem como de pessoal qualificado para atuação. A exigência legislativa de amplitude de conhecimentos e grau de especialização e habilidades para a execução das atividades de um NIT dificilmente é atendida. Nesse contexto, a presente pesquisa buscou identificar em que medida o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFNMG atende aos propósitos estabelecidos quando da sua criação e quais as principais dificuldades que se interpõem ao atendimento. Os resultados expõem um ambiente caracterizado pela carência de recursos humanos e financeiros que se estabelecem como empecilhos impactantes para a adequada gestão da propriedade intelectual e da transferência tecnológica. Outrossim, segue sendo necessária a implementação de estratégias para estruturar um processo de tomada de decisão qualificado na seleção de entidades parceiras (associações e fundações). Diante das distâncias entre os cenários atual e desejado para o NIT e, considerando a realidade identificada, são apresentadas possíveis ações capazes de suprimi-las ou mitigá-las.

Presidente - 1698312 - HORACIO NELSON HASTENREITER FILHO
Interno - 3084273 - SILVIO VANDERLEI ARAUJO SOUSA