PEI-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI-P) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RODRIGO MOREIRA BRITO

DISCENTE : RODRIGO MOREIRA BRITO
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Sala de videoconferência RNP-PEI-UFBA

PROPOSTA DE PLANO DE GESTÃO DA ÁGUA PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA: CAMPUS JORGE AMADO COMO UM CASO DE ESTUDO.

Gestão da demanda, Sustentabilidade, Avaliação da Incerteza, Indicador de Desempenho Ambiental, Processamento e Análise de Dados.

Para que uma instituição trilhe um caminho mais sustentável em relação ao uso de água é indispensável a implantação de um plano de gestão que vise monitorar o uso do recurso natural e aplique medidas para melhora continua da sua gestão. Deste modo, durante o andamento do estudo foi realizada a coleta e digitalização dos registros dos cinco hidrômetros instalados na sede do CJA. Além disso, as informações obtidas acerca dos equipamentos que compõe o sistema hidrossanitário da sede do CJA foram armazenados e analisados em um banco de dados online desenvolvido para auxiliar a gestão de água em campus universitário. Todavia, os dados coletados serviram como base para pesquisas que envolveram o uso de água em ambientes universitários desenvolvidas por autores interessados pelo tema. Uma das pesquisas realizadas para subsidiar a proposta de plano de gestão da água para a UFSB culminou na criação de um fluxograma de ações que emprega o uso das ferramentas: micromedição; avaliação da incerteza-padrão associada ao dado; reconciliação de dados - RD; indicador de desempenho ambiental; e avaliação da incerteza-padrão associado ao indicador. O fluxograma é composto por sete etapas e, tem como objetivo uma gestão da água com foco em avaliações e melhorias contínuas das ações que visem a otimização do uso de água em campus universitário. Por meio dos resultados obtidos para o indicador de uso per capita de água elaborado para o prédio da reitoria da UFSB, foi possível observar uma grande demanda de água por usuário sendo para o cenário mais favorável uma vazão per capita de (36 ± 5) L/dia e no pior (81 ± 17) L/dia. Deste modo, a alta demanda de água per capita observada no estudo evidencia a necessidade de comprometimento para executar as ações propostas no plano de gestão de água. A proposta de plano de gestão de água, é apresentada estrategicamente a UFSB por meio do Plano de Logística Sustentável da UFSB.

Presidente - 2042153 - MARCIO ANDRE FERNANDES MARTINS
Externo ao Programa - 1148443 - FRANCISCO RAMON ALVES DO NASCIMENTO - UFBAExterno à Instituição - RICARDO FRANCI GONÇALVES - UFES
Externo à Instituição - EDUARDO HENRIQUE BORGES COHIM SILVA - UEFS
Externo à Instituição - RICARDO DE ARAUJO KALID - UFSB