PEI-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI-P) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: VINICIUS OLIVEIRA BRAZ DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINICIUS OLIVEIRA BRAZ DE MORAIS
DATA : 19/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

Análise técnico-econômica de planta heliotérmica para suprimento de eletricidade em usina termelétrica em stand-by no nordeste brasileiro.


PALAVRAS-CHAVES:

Viabilidade técnico-econômica, dimensionamento de plantas CSP, energia solar concentrada, sistema de armazenamento de energia térmica, calhas parabólicas.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Usinas termelétricas despacháveis conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) comumente consomem energia das redes de transmissão quando em modo stand-by. Esse consumo é valorado pelo Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), calculado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Este trabalho analisa a viabilidade técnico-econômica da aplicação de uma usina de energia solar concentrada (CSP) combinada com um ciclo Rankine orgânico (ORC) de pequeno porte para substituir a energia elétrica consumida da rede de transmissão em um estudo de caso localizado em Candeias, Bahia, Brasil. A metodologia desenvolvida foca no uso da planta CSP como principal fonte de energia elétrica enquanto a rede é utilizada apenas quando ocorrem longos períodos sem radiação solar direta. Os resultados indicam que o custo nivelado de energia (LCOE) pode variar entre 6 e 80 ¢/kWh dependendo dos custos dos principais componentes da planta CSP. Isso indica que é necessária uma redução
de 92% no CAPEX para garantir a viabilidade econômica do sistema proposto, dentro de cenários cuja remuneração varia proporcionalmente ao PLD.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MÔNICA CARVALHO - UFPB
Externo à Instituição - José Carlos Escobar Palacio - UNIFEI - UNI
Presidente - 2058938 - JULIO AUGUSTO MENDES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 14:26
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA