PEI-P PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI-P) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ADINAILSON GUIMARAES DE OLIVEIRA

DISCENTE : ADINAILSON GUIMARAES DE OLIVEIRA
DATA : 18/11/2022
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)

Previsão do custo de manutenção predial em Universidades Públicas Federais por modelagem com regressão linear - RLM.

Custo da manutenção predial, regressão linear múltipla, ifes, pressupostos estatísticos.

O presente trabalho consiste no desenvolvimento e avaliação de uma ferramenta que auxilie na previsão do custo de manutenção predial de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES).
Esta previsão, além da contribuir no planejamento dos serviços de manutenção, auxiliam as IFESs a atender às legislações específicas que tratam de planejamento orçamentário das instituições e da União. Para garantir que a previsão do custo de manutenção predial tenha robustez, foi desenvolvido um modelo matemático, utilizando técnicas com Regressão Linear Múltipla (RLM) que realizem a previsão dos custos, visando auxiliar a IFES na realização de um planejamento financeiro mais eficiente para a execução das tarefas de manutenção. Como objeto de estudo, utilizou-se o universo das 63 Universidades Federais do Brasil que estavam em funcionamento em 2018. A partir de dados anuais dessas IFES, são analisadas as informações que influenciam no custo da manutenção predial no ano seguinte. A equação final do modelo no período estudado apresentou robustez ao atender aos pressupostos estatísticos aplicados, apresentando índices R= 90, 4% e R2 = 81, 8%. Um conjunto de simulações com a equação final revelam resultados satisfatórios para a ferramenta desenvolvida.

Externo à Instituição - Eduardo Silva Palmeira - UESC-BA
Externo à Instituição - Gerson dos Santos Lisboa