PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIANA GOMES DOS PASSOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA GOMES DOS PASSOS
DATA : 07/07/2022
HORA: 13:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

Modelo multiobjetivo baseado em programação por metas associado com o não-arquimediano infinitesimal: caso de estudo aplicado no setor agrícola.


PALAVRAS-CHAVES:

Data Envelopment Analysis (DEA); Multiple Criteria Data Envelopment Analysis (MCDEA); Programação por metas; Variable Return to Scale (BCC); Vale do São Francisco, Fuzzy C-Means.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Diante da importância da agricultura brasileira para economia nacional e do crescimento da produção de manga no setor de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco (Região Nordeste, Brasil), a avaliação de eficiência técnica e do conjunto de soluções não dominadas representa um potencial de melhoria da alocação de recursos produtivos. Este trabalho apresenta um modelo multiobjetivo (Improved Weighted Goal Programming model - Multiple Criteria Data Envelopment Analysis, IWGP – MCDEA), baseado na Programação por Metas (GP) e associado ao não-Arquimediano infinitesimal (NAI,𝜀), que visa superar as deficiências da Análise Envoltória de Dados (DEA) clássica (baixo nível de discriminação entre as DMUs e a distribuição irrealistas dos pesos), sendo capaz de ser aplicado em situações reais como na fruticultura irrigada (IWGP – MCDEA – retorno variável de escala BCC). O caso de estudo compreendeu uma empresa do ramo agrícola de exportação localizada no Vale do São Francisco. O desempenho do modelo multiobjetivo proposto (IWGP - MCDEA) foi comparado ao modelo clássico da DEA baseado no retorno variável de escala (BCC) e ao método de programação por metas do tipo soma ponderada (Weighted Goal Programming, WGP - MCDEA). A análise dos resultados envolveu o uso de métricas estatísticas (p-valor, Teste de Correlação de Spearman e Coeficiente de Variação) que mostraram o melhor desempenho na discriminação das Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs) a partir da inclusão do NAI. Para análise de sensibilidade foi utilizado o Coeficiente de Variação que definiu a estabilidade para os pesos de cada critério (input/output). O modelo proposto é capaz de superar as deficiências associadas a DEA clássica e oferece a possibilidade de melhoria da competitividade da empresa através do aumento de produtividade a partir da redução dos custos de insumos. Uma etapa adicional compreendeu a aplicação de uma técnica clássica de agrupamento não hierárquico (Fuzzy C-Means, FCM) visando o reconhecimento de grupos e padrões de DMUs a partir dos respectivos inputs e outputs. Os resultados obtidos por esta técnica de aprendizado não supervisionado demonstraram consistência em relação ao reconhecimento/identificação de DMUs eficientes obtido pelo método proposto (IWGP-MCDEA).


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA - UFPE
Externo à Instituição - DANIEL PACHECO LACERDA
Externa à Instituição - ELIANE GONÇALVES GOMES - EMBRAPA
Externa à Instituição - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 7287083 - ADEMAR NOGUEIRA DO NASCIMENTO
Presidente - 2199115 - CRISTIANO HORA DE OLIVEIRA FONTES
Notícia cadastrada em: 02/07/2022 10:33
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA