PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GABRIELLA LAURA PEIXOTO BOTELHO

DISCENTE : GABRIELLA LAURA PEIXOTO BOTELHO
DATA : 13/05/2022
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)

SISTEMA DE SUPORTE À GESTÃO DA DEMANDA DA ÁGUA DOMICILIAR: ANÁLISE DE UM ESTUDO PILOTO EM ÁREA DE BAIXA RENDA EM SALVADOR, BAHIA.

Medição inteligente. Consumo de água. Usos finais. Conservação do consumo. Gestão da demanda. Uso racional.

Este trabalho apresenta a exploração de um estudo piloto de um sistema de suporte à gestão da demanda em residências de baixa renda em Salvador, Bahia. Esse estudo piloto foi realizado no âmbito de um projeto de pesquisa realizado na Universidade Federal da Bahia - UFBA, que visou subsidiar estratégias de gestão da demanda, tanto ao nível do usuário, como ao nível dos tomadores de decisão. Tendo em vista esse estudo piloto, o presente trabalho, considerando a subjetividade envolvida, principalmente nas medidas de uso racional, analisou a metodologia empregada e buscou aspectos que podem ser melhorados ao aplicá-la em maior escala ou em estudos posteriores. Em primeiro lugar, foi feita uma avaliação do sistema de monitoramento utilizado e averiguada sua precisão para categorizar os usos finais, uma vez que o sistema de monitoramento empregado não fazia medição individualizada por equipamento, mas sim em um único ponto de água de cada residência. Em segundo lugar, foram utilizados modelos conceituais acerca do consumo, para embasar sugestões de aprimoramento de um roteiro de entrevista utilizado na pesquisa da UFBA, para levantar informações sobre os hábitos de usos de água nas residências. Além de disso, foram feitas sugestões de medidas de uso racional, com base na análise pormenorizada do consumo das residências estudadas, e no estudo de como se deu a evolução das tarefas domésticas ao longo do tempo, em relação ao uso de água. Por fim, foi feita uma discussão sobre a possibilidade de se adotar um padrão único de consumo de água. Como resultados, foi observado que a grande variabilidade dos dados de consumo interferiu na credibilidade dos resultados encontrados com o software utilizado na etapa de pré-processamento para categorização dos usos finais de água (Trace Wizard®), em algumas casas as medidas de precisão e sensibilidade foram inferiores a 50%, mostrando que as respostas obtidas podem não corresponder fielmente à realidade. Foi observado que o pré-processamento tendia a aumentar o volume, a duração e as vazões de usos, dando a impressão de que o consumo era maior do que o cenário real. Quanto ao uso racional de água, foi observado que práticas como circular calçado dentro de casa (o que aumenta a necessidade de faxinas) e não ter ergonomia adequada nas práticas cotidianas, por exemplo, ao lavar roupas no chuveiro com baldes, ser necessário ficar agachado e com isso não conseguir manusear com facilidade o registro do chuveiro, são geradoras de desperdícios. Também foi observado que a evolução das práticas de consumo de água em geral não tendeu a favorecer o uso racional. Por fim, verificou-se que a busca por um padrão único de consumo de água residencial não é viável devido às grandes variabilidades observadas nesse consumo, mesmo em áreas com características semelhantes.

Presidente - 2574950 - KARLA PATRICIA SANTOS OLIVEIRA RODRIGUEZ ESQUERRE
Externa à Instituição - Simone Machado Santos - UFPE