PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EDISON CAMILO DE MORAES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDISON CAMILO DE MORAES JUNIOR
DATA : 08/09/2021
HORA: 08:30
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

DISPOSITIVOS E ANALISADOR VIRTUAL PARA MONITORAMENTO DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA EM TEMPO REAL NA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA.


PALAVRAS-CHAVES:

cana-de-açúcar, dendrômetro, NDT, medidor de oBrix, dendrômetro, avaliação da qualidade, Internet das coisas (IoT), RNA.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar respondendo por quase 41% da produção mundial, seguido por Índia (17%) e China (6%). A qualidade da cana de açúcar é um importante fator nos processos industriais que envolvem a produção de açúcar e álcool.
Os dispositivos não destrutivos para monitoramento da qualidade compreendem os métodos espectroscópicos MIR (espectroscopia de infravermelho médio), NIR (espectroscopia no infravermelho próximo) e os dendrômetros eletrônicos. Estes dispositivos apresentam os melhores resultados na predição de variáveis relacionadas à qualidade da cana-de-açúcar, quais sejam, o °Brix, %Pol, fibra e o diâmetro das plantas sendo, porém, de alto custo o que inviabiliza a aplicação em tempo real. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de dois dispositivos eletrônicos não destrutivos e um modelo computacional para a medição e monitoramento da taxa de crescimento da cana-de-açúcar e do seu teor de açúcar. Em relação ao crescimento da cana, as medições do diâmetro do caule obtidas pelo dispositivo tiveram um erro médio de ±3 mm (aproximadamente 10% em um diâmetro médio de 30 mm) tomando-se como referência o valor obtido através de um paquímetro padrão. O medidor do teor de sacarose para cana-de-açúcar desenvolvido (UltraBrix) emprega a técnica de onda contínua, tendo apresentado desvio padrão de 0,34 e um coeficiente de determinação (R2) de 0,97 tomando-se como referência valores medidos por um refratômetro. O custo do UltraBrix é cerca de 2800 vezes inferior ao custo dos dispositivos convencionais (NIR e MIR) de medição representando uma potencial alternativa para a universalização do monitoramento em tempo real do oBrix, principalmente na região Nordeste do Brasil. O modelo empírico baseado em Redes Neurais Artificiais (RNA) forneceu predições satisfatórias para seis cultivares de cana (C0997, RB92579, RB93509, RB845210, RB867515, RB951541, SP791011 e SP813250) com um erro
médio de 2,60, 3,99, 3,42, 2,95, 3,41 e 3,37, respectivamente, em relação ao ATR (Açúcar Total Recuperável, ton/ha). O modelo neural é, portanto, capaz de monitorar, a partir de outras variáveis (acumulado da radiação solar, acumulado da precipitação de chuva, folha e quantidade de dias do plantio), a evolução do ATR da cana ao longo da safra e identificar o instante adequado para a realização da colheita viabilizando um aumento estimado em cerca de 20% na produção de sacarose.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL IBRAIM PIRES ATALA
Externo à Instituição - CAMILO FREDDY MENDOZA MOREJON - UNIOESTE
Presidente - 2199115 - CRISTIANO HORA DE OLIVEIRA FONTES
Externo ao Programa - 1194490 - IURI MUNIZ PEPE
Externo à Instituição - Jandecy Cabral Leite
Externo ao Programa - 2042003 - MARCUS VINICIUS AMERICANO DA COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 31/08/2021 14:47
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA