PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FELIPE ANDRADE TORRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE ANDRADE TORRES
DATA : 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

Synergetic Effects of Alternative Fuels on Compression-Ignition Engines: Potential of Ethanol and Fischer-Tropsch Diesel Blends.


PALAVRAS-CHAVES:

Biocombustíveis Etanol, Fischer-Tropsch, Emissões, Motores diesel


PÁGINAS: 191
RESUMO:

Atualmente, o interesse de pesquisas relacionadas à aplicação de combustíveis alternativos, como o etanol, para mitigar o uso do diesel fóssil é crescente. Além disso, outro potencial combustível, embora não convencional, é o Fischer-Tropsch (F-T) diesel, que é um combustível sintetizado que também pode ser produzido a partir de biomassa. Porém, como a miscibilidade entre esses dois combustíveis é limitada, outro biocombustível foi considerado para promover a estabilidade da mistura, o biodiesel. O presente trabalho objetivou propor uma mistura de combustíveis alternativos e investigar os efeitos desta mistura na combustão, caracterização das emissões e do material particulado, desempenho de um sistema de pós-tratamento de gases e análise exergética de um motor diesel. Etanol, F-T diesel e biodiesel foram misturados nas respectivas frações volumétricas de 15, 50 e 35% (FTD50E15B35). Um motor diesel monocilíndrico equipado com sistema de injeção common-rail foi utilizado para testar essa mistura e comparar os resultados com o diesel e uma mistura de etanol, diesel e biodiesel, nessas mesmas frações volumétricas (D50E15B35). Foi demonstrado que o F-T diesel e o etanol podem ser concebidos para atender aos padrões atuais de combustível, desde que o biodiesel seja adicionado à mistura. O FTD50E15B35 reduziu as emissões regulamentadas de HC, NO e MP, porém, com uma penalidade nas emissões de CO em comparação com o óleo diesel. Os hidrocarbonetos pesados diminuíram, enquanto os hidrocarbonetos de cadeia leve aumentaram em relação ao diesel. As emissões não regulamentadas, N2O, NH3 e HNCO, diminuíram, embora o CH2O tenha aumentado para as misturas. Além disso, o catalisador de oxidação do diesel reduziu efetivamente os níveis de CO, HC e NO, entretanto, as temperaturas de light-off tiverem seus valores aumentados. Além disso, o número total de partículas e a concentração de massa de FTD50E15B35 foram menores que para o D50E15B35 e o diesel. Além disso, as eficiências, energética e exergética, foram semelhantes, em torno de 26% e 24%, respectivamente. A eficiência energética e a exergética do FTD50E15B35 foram inferiores às do diesel. Concluiu-se que o etanol, o F-T diesel e o biodiesel possuem propriedades individuais que, quando combinadas, apresentam potencial de redução da emissão de particulados juntamente com sistemas de pós-tratamento e estratégias de injeção, promovendo benefícios para a combustão do motor, conforme previsão para futuras normas regulamentárias de controle de emissões.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAGIN LAPUERTA AMIGO
Externo à Instituição - KHAMID MAHKAMOV
Externo à Instituição - ATHANASIOS TSOLAKIS
Externo à Instituição - JOSÉ RICARDO SODRÉ
Interno - 2058938 - JULIO AUGUSTO MENDES DA SILVA
Externo à Instituição - Jorge José Gomes Martins
Presidente - 1523793 - SILVIO ALEXANDRE BEISL VIEIRA DE MELO
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 08:41
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