PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ROSANA DE ALMEIDA NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANA DE ALMEIDA NASCIMENTO
DATA : 02/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

ELEMENTOS COMPLEMENTARES AO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM PARA MELHORIA DA QUALIDADE DOS CURSOS DE ENGENHARIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade dos cursos de engenharia; Abordagem mista de ensino; elementos do processo de ensino-aprendizagem


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Este trabalho busca avaliar quesitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem para
melhoria da qualidade no ensino de engenharia. Inicialmente são analisados os resultados do
ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para os cursos de engenharia de
controle e automação do Brasil, a fim de identificar deficiências sistêmicas nos cursos que
possam indicar direções para o trabalho de melhoria. Essa vertente da engenharia foi
escolhida em virtude do cenário de digitalização dos processos, com a indústria 4.0, que se
relaciona diretamente com essa área. Dentre as principais deficiências identificadas estão a
dissociação entre teoria e prática, lacunas de aprendizagem no ciclo básico do curso e a
dificuldade de abordar os conteúdos técnicos no contexto social e da engenharia. De onde
conclui-se que a utilização das chamadas metodologias ativas-cooperativas se apresenta
como uma solução em potencial para as deficiências apontadas. Para entender melhor sobre
a utilização dessas metodologias, é feito levantamento bibliográfico de trabalhos que abordam
desafios e limitações da sua utilização, a partir dos quais são construídos argumentos a favor
da adoção de uma abordagem mista nos cursos, considerando desde o modelo mais clássico
até as inovações pedagógicas que legam maior autonomia ao aluno em seu processo de
aprendizagem. Esses argumentos são construídos a partir de elementos como a estrutura
cognitiva humana, os objetivos educacionais e os estilos de aprendizagem, e trazem reflexões
quanto à rigidez na escolha das abordagens em sala. Com a identificação de uma proposta
de reforma do ensino na engenharia usando estratégias mistas, a última parte do trabalho
chama a atenção para elementos coadjuvantes a essas estratégias utilizadas em sala,
componentes da matriz complexa envolvida no processo de ensino-aprendizagem. A cultura
organizacional, o currículo do curso, a afiliação do estudante, a capacitação do professor e os
programas de avaliação são explorados em tópicos que trazem o contexto de cada um na
engenharia, finalizando com ações propostas para os cursos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2042153 - MARCIO ANDRE FERNANDES MARTINS
Externo(a) à Instituição - MILTON FERREIRA DA SILVA JUNIOR
Interno(a) - 297.221.365-34 - RICARDO DE ARAUJO KALID - UFBA
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 15:39
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