PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EUCLIDES SANTOS BITTENCOURT

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUCLIDES SANTOS BITTENCOURT
DATA : 09/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

METABOLISMO SOCIOECONÔMICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: UM MODELO DE ANÁLISE ATRAVÉS DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS DE PNEUS EM FIM DE VIDA.


PALAVRAS-CHAVES:

Metabolismo Socioeconômico. Fluxos de Materiais. ELTs. Previsão de ELTs. Modelagem de Equações Estruturais. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

A gestão de resíduos sólidos urbanos (GRSU) compreende um conjunto de ações para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas. Esta tese tem o objetivo de desenvolver um modelo teórico para avaliar o metabolismo socioeconômico dos resíduos sólidos (Socioeconomic Metabolism of Waste (SEMw)) através de um estudo exploratório e uma Modelagem de Equações Estruturais (MEE), adotando variáveis técnicas (métricas) e variáveis sociais (não métricas) levantadas do processo da GRSU. Foi adotado o estudo de caso de pneus em fim de vida (End-of-Life Tires, ELTs) ou pneus inservíveis de uma cidade de 300.000 habitantes. A primeira contribuição do trabalho da tese foi o desenvolvimento de um banco de dados através de deduções e análise exploratória de fontes públicas (Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) e Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN)), para realização de uma previsão e diagnóstico preliminar do balanço de massa dos fluxos de ELTs da cidade. A segunda contribuição, que representa a principal inovação do trabalho da tese, foi o desenvolvimento da MEE por meio de constructos técnicos (Fluxos Diretos de Materiais, DMF, e Fluxos Reversos de Materiais, RMF) e sociais (Fatores Socioeconômicos ou Ambiente Socioeconômico, SEF, e Fatores Sociodemográficos, SDF) para orientar a GRSU. Para MEE foi realizada uma amostragem por meio de um questionário estruturado (com escala Likert) e, posterior, modelagem no software SmartPLS adotando a abordagem dos mínimos quadrados parciais (PLS). Os resultados obtidos confirmaram 70% das hipóteses apresentadas no quadro teórico para avaliação do SEM, adotando variáveis objetivas (métricas) e subjetivas (não métricas). Na análise da MEE dos SEMw foi confirmado o diagnóstico inicial dos fluxos de ELTs adotados no balanço de massa, que apresenta informações úteis para orientar pesquisadores e gestores públicos no desenvolvimento de procedimentos de análise de cenários, relacionados à geração, manejo e destinação de resíduos sólidos. A MEE é uma ferramenta de análise que pode ser adotada para dar suporte na execução das diretrizes do plano de gerenciamento de ELTs ou resíduos similares.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 1429447 - ANGELO MARCIO OLIVEIRA SANT ANNA
Presidente - 2199115 - CRISTIANO HORA DE OLIVEIRA FONTES
Externo(a) à Instituição - Carlos Manuel Taboada Rodriguez
Interno(a) - 1218496 - JORGE LAUREANO MOYA RODRIGUEZ
Externo(a) à Instituição - MARCELO SANTANA SILVA
Externo(a) à Instituição - NELSON CASAROTTO FILHO
Notícia cadastrada em: 03/02/2021 14:45
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA