PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIEL DINIZ SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL DINIZ SANTANA
DATA : 21/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

MODELO ECONÔMICO E DISTRIBUÍDO DE CONTROLE PREDITIVO PARA PROCESSOS NÃO ESTÁVEIS: ESTABILIDADE, VIABILIDADE E INTEGRAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

controle preditivo de modelo, controle de otimização, controle distribuído cooperativo, cálculo de destino, controle preditivo de modelo econômico.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Os requisitos básicos para a implementação de controladores preditivos de modelo podem ser resumidos como estabilidade, viabilidade, desempenho e robustez. Um de seus principais objetivos é a otimização de toda a planta para que diferentes estratégias possam ser aplicadas para alcançá-la, seja em esquemas de duas camadas, como Otimização em Tempo Real (RTO), ou esquemas de uma camada, como MPC + RTO e Modelo Econômico Preditivo Ao controle. Essas estratégias podem ser implementadas em esquemas centralizados, descentralizados ou distribuídos, mas para sistemas de grande escala, o centralizado pode ser intratável e os esquemas de controle distribuído são preferíveis. Além disso, o projeto de alguns controladores pode resultar em um problema de otimização inviável em alguns cenários, por exemplo, quando um pequeno horizonte de controle é aplicado no projeto baseado em conjuntos invariantes terminais. Neste contexto, esta tese se concentra na estabilização de controladores preditivos de modelos com objetivos econômicos, aplicando apenas restrições de igualdade terminal associadas a mecanismos de projeto para melhorar a viabilidade do problema de otimização, além de sua integração em esquemas de controle centralizado e cooperativo-distribuído. As contribuições desta tese são resumidas como: (i) um controlador preditivo de modelo de uma camada cujo problema de otimização é sempre viável, adequado para sistemas com estados instáveis de malha aberta, aplicando restrições de igualdade de terminal frouxo, (ii) um modelo distribuído cooperativo controlador preditivo adequado para sistemas estáveis, cujas propriedades de estabilização são integradas com seu ajuste, e (iii) um controle preditivo econômico baseado em gradiente distribuído cooperativo estabilizador baseado em restrições de igualdade terminal adequado para sistemas não estáveis, com mecanismos de design para ampliar seu domínio de atração . As propriedades estabilizantes são garantidas pelos argumentos de Lyapunov, e a viabilidade visa o cumprimento das restrições, além da solução do problema de otimização em todos os passos de tempo, mesmo com pequenos horizontes de controle. Para exemplificar as características acima mencionadas dessas estratégias, são avaliados estudos de caso a partir de cenários em que os controladores apresentam pequenos horizontes de controle e, no esquema distribuído, curto prazo de comunicação e objetivos conflitantes entre os agentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUIS CLAUDIO OLIVEIRA LOPES
Presidente - 2042153 - MARCIO ANDRE FERNANDES MARTINS
Externo à Instituição - MAURICIO BEZERRA DE SOUZA JUNIOR
Externo à Instituição - OSCAR ALBERTO ZANABRIA SOTOMAYOR
Externo ao Programa - 1889072 - TITO LUIS MAIA SANTOS
Notícia cadastrada em: 16/12/2020 08:05
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA