PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SACHA DA SILVA GRAMACHO COELHO

DISCENTE : SACHA DA SILVA GRAMACHO COELHO
DATA : 11/11/2019
LOCAL: Sala de Congregação da Escola Politécnica da UFBA

METODOLOGIA DE CARACTERIZAÇÃO DE SITES PARA APLICAÇÃO DE ARMAZENAMENTO GEOLÓGICO DE CARBONO ATRAVÉS E CO2-EOR COMO TECNOLOGIAS DE CCUS: UM ESTUDO DE CASO NA BACIA DO RECÔNCAVO

CCUS; CO2-EOR; Armazenamento geológico de carbono; Bacia do Recôncavo

emissão de CO2, gás de efeito estufa, oriundo de fontes antropogênicas é um dos fatores que contribui para o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas. Políticas energéticas, tratados e acordos climáticos aparecem como meio de mostrar para o mundo o quão importante e necessário é investir em sustentabilidade, engenharia verde e tecnologias de baixo carbono ou no-carbono. Como umas dessas tecnologias tem-se o CCS (Carbon, Capture and Storage-Captura e Armazenamento de Carbono) e CCUS (Carbon, Capture, Use and Storage of Carbon-Captura, Uso e Armazenamento de Carbono), sendo esta segunda a tecnologia abordada neste trabalho. CCUS tem como finalidade reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera ao mesmo que permite o uso de combustíveis fósseis. O armazenamento de carbono através do CO2-EOR são partes integradas do CCUS, que podem ser aplicadas em campos esgotados ou com características maduras e marginais, estas que são características de grande parte dos campos das bacias onshore no Brasil. O setor onshore brasileiro possui um histórico de exploração e produção, porém que foi decaindo com o passar do tempo principalmente após a descoberta do pré-sal. Apesar de ainda possuir reservas de óleo e gás que podem ser exploradas, grandes empresas não são atraídas por tais áreas, ficando apenas nas mãos de pequenos e médios produtores. Uma das bacias do setor onshore brasileiro é a Bacia do Recôncavo, alvo de vários projetos envolvendo CO2-EOR e armazenamento geológico, também objeto de estudo desta dissertação que traz como pauta a proposição de uma metodologia de caracterização de sites que tem como finalidade selecionar e caracterizar sites para armazenar carbono através de CO2-EOR. Com a finalidade de corroborar a metodologia proposta, foi realizado um estudo de caso utilizando uma amostra de fluído coletada de um campo da Bacia do Recôncavo, que passou pelo processo de Quick Screening, uma das etapas da metodologia de caracterização, resultando que este campo seria propício para CO2-EOR através de injeção imiscível de CO2.

Externo à Instituição - CARINE TONDO ALVES - UFRB
Externo à Instituição - GEORGE AUGUSTO BATISTA CAMARA