PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUCAS BRITTO LANDIM

DISCENTE : LUCAS BRITTO LANDIM
DATA : 11/10/2019
LOCAL: Sala de aula do 7º andar da Escola Politécnica

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COPOLÍMEROS DE UREIA E ÁCIDO SUCCÍNICO PRODUZIDOS VIAPOLIMERIZAÇÃO EM SOLUÇÃO E VIA MECANOQUÍMICA

Ureia, copolímeros, polimerização, mecanoquímica

Polímeros à base de ureia apresentam diversas aplicações, como na fabricação de tintas, colas, fármacos, plásticos, papel e revestimentos. Neste sentido, esta tese de doutorado tem o objetivo de desenvolver um processo para produção de novos materiais poliméricos a base de ureia tanto em meio aquoso quanto sem uso de solventes, por via mecanoquímica. Os monômeros usados são ureia (U), ácido succínico (AS), além de etileno glicol (EG) e glicerol (GLI) como agente ramificante e/ou reticulante. O desenvolvimento do processo foi baseado em trabalhos prévios do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Polímeros e Bioprocessos (LPB/UFBA), e, inicialmente, optou-se por uma abordagem clássica utilizando uma rota úmida de polimerização. O estudo inicial teve como objetivo principal analisar as propriedades estruturais, químicas e térmicas dos copolímeros de U/AS/EG e U/AS/GLI produzidos em soluções aquosas com diferentes composições. As análises de espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR/ATR), processo de ionização por dessorção a laser assistida por matriz – tempo de voo (MALDI TOF), ressonância magnética nuclear (RMN), análise termogravimétrica (TGA), calorimetria exploratória diferencial (DSC) e difração de raio-x (DRX) permitiram avaliar as mudanças provocadas pela inserção do EG e GLI nas cadeias da matriz U/AS, como por exemplo, a massa molar, estabilidade térmica e cristalinidade. Foi realizada também a polimerização por via mecanoquímica, através do uso de um moinho de bolas planetário. Uma abordagem inédita em relação a este tipo de policondensação. As amostras obtidas foram analisadas por FTIR/ATR, espectrometria de massas com ionização por eletrospray (ESI-MS), MALDI TOF, RMN, TGA e DSC. Os resultados confirmaram que as reações foram realizadas com sucesso, e obtidos materiais com características semelhantes produzidos em solução, com um custo energético baixo e sem o uso de solventes orgânicos.

Externo à Instituição - CLAUDYA SAYER
Externo à Instituição - JOYCE BATISTA AZEVEDO