PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SARA OLIVEIRA NUNES

DISCENTE : SARA OLIVEIRA NUNES
DATA : 09/05/2019
LOCAL: Sala de Congregação da Escola Politécnica da UFBA

MODELO DE AVALIAÇÃO GERENCIAL PARA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA APLICADO AO SETOR EÓLICO

transição energética, energia eólica, modelo de negócios, TOPSIS, análise de risco, tomada de decisão

O petróleo tem sido a principal fonte de energia utilizada pela humanidade por muitos anos. Porém, as características finitas, assim como as consequências de sua utilização, acarretaram na busca pelo desenvolvimento de novas fontes de energia renováveis, ou seja, realizar a transição energética. A energia eólica vem se destacando como uma alternativa para suprir uma demanda crescente de energia. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de apoio à tomada de decisão para incentivar empresas a realizarem a transição energética ao setor eólico. O modelo foi baseado na metodologia TOPSIS de análise multicritério. Os dados para aplicação do modelo foram obtidos através da revisão da literatura e da aplicação de questionário a empresas do setor. A forma como as empresas desses mercados relacionam a tomada de decisão com fatores internos e externos é diferente. As empresas foram enquadradas segundo perfis de investimento e, a partir daí, analisadas quanto a capacidade de transição. O resultado da simulação com dados de empresas de petróleo mostrou que a empresa com experiência em fontes renováveis teve uma aproximação de 57% com a solução ideal do TOPSIS, enquanto a empresa que apenas investe em petróleo, uma aproximação de 42%. Mesmo assim, o resultado foi considerado positivo para o investimento, pois as empresas estavam dentro da faixa de aceitação para perfis de investimentos arrojados.

Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS ROCHA DE SOUZA
Presidente - 286723 - EDNILDO ANDRADE TORRES