Plataforma Multidimensional Online para Canais de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços (PD&S) em Instituições Educacionais, Científicas e Tecnológicas (IEPCT) Baseada em Business Intelligence (BI).
Business Intelligence (BI); Dashboard e Data Warehouse; Triple Helixof Innovation (TH); Canais de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços (PD&S); Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
O trabalho em questão apresentou uma solução tecnológica online desenvolvida para integrar e sistematizar dados públicos, visando melhorar a gestão de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços em Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Este sistema, registrado junto ao INPI (BR5120230010197) foi fundamentado em teorias de inovação, análise de negócios e visualização de dados, e utilizou uma abordagem quantitativa para incorporar técnicas de Business Intelligence, como data warehouse e dashboards interativos. Para o estudo de caso, analisaram-se os dados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e a solução proposta buscou enfrentar o desafio de superar os obstáculos na gestão eficiente de dados, atendendo demandas institucionais, produtivas e governamentais (incluindo as provenientes de órgãos de controle), que são cada vez mais vitais para assegurar uma gestão de dados ágil e precisa, com o objetivo de integrar e otimizar essa gestão. A metodologia, utilizou-se de uma abordagem quantitativa e empírico-dedutiva que incluiu revisão de literatura, consulta a usuários, identificação de fontes de dados e validação do sistema por nove especialistas. Os resultados indicaram que a ferramenta foi essencial para consolidar informações de múltiplas fontes, auxiliando gestores públicos e institucionais na resposta rápida e confiável às demandas dos órgãos de controle. A solução proposta também apresentou um design de fácil uso e grande potencial de mercado, adaptável a diferentes instituições do Sistema Nacional de Inovação. Adicionalmente, a implementação do sistema permitiu observar características específicas da Rede Federal, como a diversidade de disciplinas e a concentração geográfica das pesquisas, bem como a necessidade de fortalecer a colaboração entre pesquisadores e o setor privado. Após uma década, instituições do Nordeste e do Norte começaram a ganhar destaque. As conclusões reforçaram a necessidade de soluções tecnológicas práticas para os setores envolvidos e a importância da continuidade da pesquisa, sugerindo o aprofundamento teórico e a expansão metodológica, como a adoção de data lakes ou lakehouse. As limitações do estudo incluíram a dificuldade de acesso a dados públicos no Brasil e a necessidade de atualizações constantes do sistema para manter a qualidade e acessibilidade dos dados.