PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUIZA ZENEIDE SANTANA REQUIÃO DE SOUZA

DISCENTE : LUIZA ZENEIDE SANTANA REQUIÃO DE SOUZA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)

ANÁLISE DE RISCO DE ÁREAS INDUSTRIAIS CONTAMINADAS POR METAIS PESADOS NO ESTADO DA BAHIA: O CASO MINERAÇÃO E METALURGIA DO CHUMBO.

Metais pesados, Chumbo, Avaliação de risco humano, avaliação de risco ao meio ambiente.

As atividades de mineração de Pb-Zn, e metalurgia de Pb ocorridas nos interiores do Estado da Bahia, por mais de três décadas, deixaram solos contaminados com metais pesados que podem acarretar risco à saúde humana e ao meio ambiente na região ao redor dessas antigas indústrias. Este estudo tem como objetivo principal a análise de risco ao meio ambiente e à saúde humana nas áreas industriais contaminadas por metais pesados no Estado da Bahia. Os dados de três estudos de concentração foram usados nesta avaliação, e uma análise geoestatística identificou teores elevados de elementos potencialmente tóxicos (i.e., Pb, Cd e Zn) nestes locais, ultrapassando os limites regulamentares para solo industrial, o que corroboram os resultados das análises de poluição e risco ecológico. Os resultados mostram que o risco de doenças pela contaminação do solo por Pb é muito alto para as crianças e moderadamente alto para os adultos que vivem ao redor da antiga fundição em Santo Amaro, Bahia. A usina da mineração produzia cerca de 4,5 toneladas de rejeito que eram dispostos numa barragem. A análise de risco por metais pesados do rejeito mostrou que o Pb, Cd e Zn contribuíram para um índice de poluição elevado e o Pb e Cd para um potencial desenvolvimento de doenças não cancerígenas. Uma análise de risco à saúde humana e ao meio ambiente também foi realizada em torno de uma produção artesanal de cerâmica no interior do Estado da Bahia. Os indicadores de risco ecológico e de saúde mostraram elevados valores de contaminação do solo por Pb próximos as olarias, e o risco ambiental e de saúde humana nessas áreas industriais e de produção artesanal mostrou que mais de 17000 pessoas estão expostas ao risco de solos contaminados por chumbo no Estado da Bahia.

Externo à Instituição - Carlos José Sousa Passos - UnB
Externo à Instituição - LUIZ GONZAGA SANTOS SOBRAL