PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: EDSON TETSUO KOGACHI

DISCENTE : EDSON TETSUO KOGACHI
DATA : 21/09/2022
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)

DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA UNIDADES DE EMPACOTAMENTO DE UVAS DE MESA

indicador de desempenho, índices parciais, índices globais, diretrizes para excelência operacional, unidades de empacotamento de uvas de mesa, avaliação de desempenho.

Esta pesquisa propõe métodos para o desenvolvimento de indicadores de avaliação de desempenho para Unidades de Empacotamento de Uvas de Mesa (TGPUs, Table Grape Packaging Units), envolvendo Índices Parciais (PIs) e Índices Globais (GIs), especialmente concebidos para nortear diretrizes empresariais, almejando a excelência operacional. Foram desenvolvidos PIs de desempenho a partir de indicadores relacionados a eficiência de unidades produtivas (obtidas por Análise Envoltória de Dados ou Data Envelopment Analysis - DEA), combinações lineares das especificações de conformidades (analisadas por Análise de Componentes Principais ou Principal Component Analysis - PCA), quantificação do lote, cumprimento do programa no prazo estabelecido e medição do tempo de execução do lote. Estes indicadores estão relacionados aos objetivos de desempenho da produção, quais sejam, respectivamente, custo, qualidade, flexibilidade, confiabilidade e velocidade. Na sequência, visando integrar os PIs, foram concebidos GIs por meio de diferentes combinações de procedimentos (de normalização, ponderação e agregação) e mediante a aplicação de Cluster Analysis (CLA, análise de agrupamento) de GIs plausíveis, as TGPUs foram classificadas. Com base na avaliação dos índices de desempenhos desenvolvidos e técnicas de benchmarking, foram propostas diretrizes para a excelência operacional de TGPUs. Como resultado deste estudo, quanto aos PIs, destaca-se que os índices de confiabilidade, flexibilidade e velocidade apresentaram uma correlação negativa com os índices de qualidade, no entanto, com os índices de custos, as correlações se manifestaram positivas. Com relação aos GIs, exceto os PIs de qualidade que apresentaram correlações irrelevantes com o GI, todos os outros PIs ficaram diretamente correlacionados. Assim, o método desenvolvido foi capaz de extrair as principais peculiaridades gerenciais a partir dos indicadores de desempenho, quais sejam, custo, qualidade, velocidade, flexibilidade e confiabilidade, bem como, relacionadas aos GIs de TGPUs do Vale Submédio São Francisco (VSSF), onde os modelos foram verificados. Com as recomendações propostas, é possível potencializar o alcance dos objetivos de desempenho para o negócio, e orientar ações cada vez mais consistentes para a conquista de boas práticas de gestão e da excelência empresarial. Por fim, como perspectivas e desafios futuros, espera-se motivar outros estudos comparativos de desempenho de unidades de produção de produtos agrícolas como queijo, leite, café, vinho, entre outros, onde os produtores também costumam estar organizados em cooperativas e priorizam o desenvolvimento da região por meio da cooperação.

Interno - 1817597 - ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA
Externo à Instituição - DANIEL PACHECO LACERDA