Banca de DEFESA: UILIAM BITTENCOURT BOMFIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : UILIAM BITTENCOURT BOMFIM
DATA : 19/10/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

O VALOR RELEVÂNCIA DE INDICADORES CONTÁBEIS PROVENIENTES DO DEMONSTRATIVO DE RESULTADO: UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DA ADOÇÃO DAS IFRS NAS EMPRESAS LISTADAS NA B3


PALAVRAS-CHAVES:

Indicadores contábeis. Valor relevância. Demonstrativo de resultado. International Financial Reporting Standards (IFRS).


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é examinar e comparar o valor relevância de um conjunto de indicadores contábeis provenientes do demonstrativo de resultado. Subsidiariamente, objetiva-se avaliar se os valores relevância são, de maneira  significativa, diferentes em dois períodos distintos: antes das IFRS e após a adoção das IFRS. Baseado em Barton, Hansen e Pownall (2010), investigou-se o valor relevância de sete indicadores contábeis, quais sejam: receita líquida, EBITDA, EBIT, lucro antes de impostos (LAIR), lucro antes de itens extraordinários e operações descontinuadas (LAOD), lucro líquido (LL) e fluxos de caixa operacionais (FCO). Utilizou-se a base de dados da Economática, considerando o intervalo temporal entre 2005 e 2019. A população analisada compreende as companhias abertas listadas na B3, excluídas as instituições financeiras. Para a estimação utilizou-se o método de mínimos quadrados ordinários (MQO) para dados empilhados. Os resultados para o período pré-IFRS demonstram que nenhuma variável se mostrou valor relevante no período. Os resultados para o período pós-IFRS mostram que a relevância tende a aumentar à medida que se move para a base da demonstração de resultado. A receita apresentou o menor valor relevância, após a adoção das IFRS, comparado aos outros indicadores. Não há diferença significativa entre as variáveis LAIR, LOAD e LL, sendo que a variável LOAD apresentou uma ligeira vantagem. A partir desses resultados, espera-se prover informações aos usuários da informação contábil, tais como investidores, administradores de empresas e normatizadores, quanto ao valor relevância dos indicadores contábeis provenientes do demonstrativo de resultado, permitindo-os tomar melhores decisões.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2140457 - ANTONIO GUALBERTO PEREIRA
Presidente - 1220619 - FRANCISCO GAUDENCIO MENDONCA FREIRES
Interno - 2346797 - SHEIZI CALHEIRA DE FREITAS
Externo à Instituição - SIRLEI LEMES - UFU
Notícia cadastrada em: 18/10/2020 10:02
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA