O Ensino Superior em Contabilidade no Brasil: Uma Análise Comparativa Entre o Ensino de Graduação à Distância e o Ensino Presencial a Partir dos Dados do Enade 2018
Ciências Contábeis. Ensino Superior. Educação à Distância. Enade.
A educação à distância no Brasil vem crescendo nas duas últimas décadas, sobretudo pela sua inserção no Plano Nacional de Educação. O presente estudo tem como objetivo verificar, com base nos resultados da edição de 2018 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), se o curso de Ciências Contábeis na modalidade à distância apresenta um melhor desempenho discente do que o ensino presencial. Buscou-se também relacionar os resultados encontrados à dimensão da “autonomia” proposta pela Teoria da Distância Transacional, associada à pessoa adulta, além de confrontar os resultados obtidos entre as duas modalidades de ensino. Para tanto, os procedimentos metodológicos foram suportados por softwares estatísticos com o propósito de tabular e analisar os dados coletados do Enade, e visando uma análise mais robusta, foi calculada a diferença padronizada, utilizando-se d de Cohen, assim como uma modelagem estatística para verificar o poder de explicação do fenômeno relacionado às variáveis da pesquisa. O tamanho do efeito associado à Nota Bruta da Prova das duas modalidades de ensino foi de d = 0,27, o que significou um efeito pequeno, não havendo portanto diferença estatisticamente significativa nas médias das notas entre duas modalidades de ensino. Contudo, matematicamente, o ensino presencial obteve uma média ligeiramente superior a modalidade a distância. Ademais, a pesquisa mostra que o discente de maior faixa etária (mais velho, mais adulto), no ensino na modalidade a distância, obteve em média, melhores resultados do que aqueles mais novos.