Banca de DEFESA: DAYSI LEAL DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYSI LEAL DE SANTANA
DATA : 26/01/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

ENSAIOS EM EDUCAÇÃO CONTÁBIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Contábil. Desempenho Contábil. Exame de Suficiência Contábil. Conjuntura de Mercado de Trabalho. Diferentes Níveis de Desempenho


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Este trabalho discute o desempenho contábil em dois ensaios. Na literatura sobre educação contábil comumente utiliza-se como proxy do desempenho o Exame de Suficiência Contábil (ESC), visto que é um pré-requisito para certificação do profissional ante o mercado. No entanto, se apresenta baixo índice de aprovação no ESC, o que estimula discussões acerca dos fatores que influenciam esses resultados. Já se identificou e discutiu a influência que os fatores institucionais e educacionais podem exercer sobre o desempenho dos discentes no exame. Todavia, a primeira lacuna de pesquisa apontada é quanto ao fato de não se discutir sobre a influência que o mercado de trabalho pode apresentar sobre o desempenho nesse exame. Neste sentido, o primeiro ensaio visa contribuir à literatura e avançar nesta perspectiva tendo como objetivo verificar se a conjuntura econômica de mercado de trabalho influencia o desempenho dos discentes no ESC. Para responder ao proposto contou-se com modelos de regressão beta inflacionados, considerando duas edições do ESC ocorridas em um mesmo ano. Os achados evidenciam que a conjuntura de mercado de trabalho influencia o índice de aprovação no ESC, um resultado inédito na literatura. De forma complementar o trabalho também discute sobre as variáveis que influenciam a dispersão nos dados do desempenho, bem como, as variáveis que influenciam a presença de 0 (reprovação total) e de 1 (aprovação total) nos índices de aprovação do exame. Os resultados obtidos no primeiro ensaio mostram-se promissores para futuras discussões acerca do desempenho acadêmico, apresentando um canal de influência para além das características amplamente abordadas das instituições de ensino. A segunda lacuna concernente à educação contábil refere-se ao fato dos modelos de regressão utilizados geralmente analisarem a influência de diversas variáveis sobre a média de desempenho, negligenciando potenciais diferenças existentes ao longo das diferentes pontuações dos testes. Em vista a isso, não se identificou estudos nacionais que tratem da mensuração do desempenho contábil no ESC considerando os diferentes níveis (baixo, médio e alto) de desempenho, logo, o segundo ensaio objetiva identificar quais fatores influenciam o baixo, médio e alto desempenho dos discentes no Exame de Suficiência Contábil. Utilizou-se da regressão quantílica para obter respostas sobre a questão levantada e considerou a junção de duas edições do ESC para uma análise anual acerca do exame. Pode-se discorrer acerca dos achados que as variáveis não apresentam comportamento constante em todos os níveis de desempenho, ou seja, apresentam influência em determinado quantil de desempenho e não apresentam sobre outros. Esses resultados auxiliam a discussão acerca do desempenho contábil ampliando o olhar díspar sobre o que se tem utilizado na elaboração de políticas educacionais, atestando que a forma de influência de uma variável não é a mesma em todos os níveis de desempenho no ESC e, portanto, não devem ser negligenciados os benefícios desta contribuição à academia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2181814 - ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - GILBERTO JOSÉ MIRANDA - UFU
Presidente - 1227504 - JOSE SERGIO CASE DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 17/01/2023 10:47
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