Banca de DEFESA: FERNANDA MATOS FONTENELLE

DISCENTE : FERNANDA MATOS FONTENELLE
DATA : 16/06/2021
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET

Adesão ao tratamento medicamentoso na fibrose cistica: avaliação por dois métodos.

Mucoviscosidade. Adesão terapêutica, Medicamento, Complexidade.

A fibrose cística (FC) é uma doença hereditária, autossômica recessiva, causada por mutações no gene Cystic Fibrosis Transmembrane Regulator (CFTR). Este gene codifica a proteína de mesmo nome (CFTR), responsável pelo transporte de íons através das membranas das células epiteliais, presentes nas glândulas exócrinas dos tecidos de diversos órgãos, resultando no espessamento das secreções mucosas, ocorrendo assim, disfunções orgânicas. Devido ao caráter multissistêmico, crônico e progressivo, a FC requer um tratamento diário longo e complexo, o que pode dificultar a adesão ao tratamento (AT). Objetivos: avaliar a taxa de adesão ao tratamento (AT) autorrelatada e aquela determinada com base nos registros de dispensação de medicamentos pela farmácia e analisar a associação entre variáveis sociodemográficas e clínicas e a AT em indivíduos com FC. Métodos: Foi realizado um estudo de corte transversal com a utilização de duas metodologias para avaliar a AT na FC. O teste de Morisky-Green foi aplicado para medir a AT autorrelatada aos medicamentos dispensados pela farmácia: enzimas pancreáticas, alfadornase e tobramicina. Com base nos registros de dispensação da farmácia e de acordo a prescrição médica, foi avaliado o quantitativo de utilização dos medicamentos dispensados. Percentual de uso igual ou superior a 80% dos medicamentos dispensados pela farmácia foi classificado como boa AT. Para avaliar a associação entre boa AT e variáveis sociodemograficas e clínicasforam calculadas as razões de prevalência (RP). Foi também calculada a taxa de corcordância da AT mensurada pelos dois métodos. Resultados: Foram incluídos 43 participantes, 55,8% do sexo feminino, mediana de idade de 7,3 anos. Houve AT autorreferida para o uso de enzimas pancreáticas, alfadornase e a tobramicina inalatória de uso contínuo em, respectivamente, 65,8%; 50,0% e 44,4% dos participantes. Os percentuais de uso dos medicamentos dispensados pela farmácia foram 71,4%; 66,7%, 52,6%, para o uso de alfadornase, tobramicina de uso contínuo e enzimas pancreáticas, respectivamente. Ao se comparar os dois métodos, as taxas de corcordância encontradas para o uso de cada medicamento foram: 64,0%, 75,0% e 85,7%, para pancreatina, tobramicina de uso contínuo e alfadornase, respectivamente. Observou-se maior associação entre a AT autorrelatada ao uso de enzimas pancreática e idade atual da criança inferior a 14 anos (RP=2,15), escolaridade mais baixa de quem administrava a medicação (RP=1,63), recebimento do benefício do INSS para doenças crônicas (RP=1,46), sexo feminino (RP=1,35) e renda familiar mensal de até 01 salário-mínimo (RP= 1,27). Obteve-se maior associação entre adesão ao uso da dornase alfa e menor grau de escolaridade do responsável pela administração do tratamento (RP= 1,54) e idade atual menor que 14 anos (RP 1,46). Conclusões: Obtiveram-se baixos percentuais de AT através da utilização das duas metodologias. As taxas de AT foram variaveis de acordo com o medicamento e método utilizado. As enzimas pancreáticas apresentaram uma taxa de AT mais elevada que os medicamentos inalados, na metodologia de autorrelato. Os registros de dispensação da farmácia revelaram taxas de AT superiores para os medicamentos inalados. A AT associou-se com baixa idade do participante e o sexo feminino para todos os medicamentos avaliados.

Externo(a) à Instituição - ANIBAL DE FREITAS SANTOS JUNIOR - UNEB
Presidente - 287531 - EDNA LUCIA SANTOS DE SOUZA