Análise dos serviços de saúde auditiva durante a vigência da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva e do Plano Viver sem Limite.
Deficiência auditiva, Política pública, Audição, Serviços de saúde.
Os avanços obtidos na saúde auditiva no Brasil começaram a acontecer após a criação do Sistema Único de Saúde. Entretanto, até o ano de 2004, a assistência à pessoa com deficiência auditiva era bastante limitada, ficando restrita a procedimentos de implante coclear e protetização. Em 2004, foi instituída a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, que se tornou a primeira política pública específica de atenção à saúde auditiva. Mais tarde, essa política foi revogada e o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite foi implantado, em 2011. Além da deficiência auditiva, esse plano abrange a deficiência física, visual, intelectual, ostomias e múltiplas deficiências e, tem quatro eixos de atuação: acesso à saúde, acesso à educação, inclusão social e acessibilidade. Objetivos: Artigo 1: Identificar a distribuição dos serviços de saúde auditiva nas cinco regiões geográficas do Brasil, comparando o período de vigência da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva com o período de vigência do Plano Viver sem Limite. Artigo 2: Verificar e comparar a produção ambulatorial de próteses auditivas e os recursos financeiros investidos nas cinco regiões geográficas do Brasil, no período vigência da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva e na vigência do Plano Viver sem Limite. Métodos: Estudo ecológico quase-experimental, do tipo antes e depois, quantitativo. Foi feita análise descritiva dos dados, através de média, desvio padrão, valor mínimo e máximo, frequências absoluta e relativa. Também, foi calculado o tamanho do efeito pelo d de Cohen. Artigo 1: Foram coletados dados sobre os serviços de audiologia das cinco regiões geográfricas do Brasil no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Artigo 2: Os dados foram coletados no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde. Resultados: Artigo 1: Verificouse que no período de vigência da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva houve maior crescimento do número de estabelecimentos de saúde auditiva que no Plano Viver sem Limite. Artigo 2: A produção ambulatorial de próteses auditivas aumentou à medida que houve aumento dos recursos financeiros investidos, entre o período de vigência da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva e o período de vigência do Plano Viver sem Limite. Conclusões: Artigo 1: O número de estabelecimentos de saúde auditiva foi maior no período da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva do que no Plano Viver sem Limite. Houve grande efeito da mudança de política pública sob número de estabelecimentos de saúde auditiva. Artigo 2: Os avanços da produção ambulatorial de próteses auditivas e dos investimentos foram maiores no período de vigência da Política Nacional do que no Plano Viver sem Limite. Houve grande efeito da mudança de política pública sob a produção ambulatorial de próteses auditivas e recursos financeiros.