PPGENAM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE (PPGENAM) ESCOLA POLITÉCNICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LEONARDO RAFAEL TEIXEIRA COTRIM GOMES

DISCENTE : LEONARDO RAFAEL TEIXEIRA COTRIM GOMES
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Instituto de Física

Balanço de radiação solar na cidade de Salvador e seu potencial de uso como fonte de energia renovável

Balanço de Radiação Solar; Salvador; Dispositivo de Medição de Radiação difusa; Modelos empírico; Energia Fotovoltaica

O uso da energia renovável deve ser priorizado pela humanidade, principalmente quando é esperado um aumento de 50% da energia consumida atualmente até 2030. As áreas urbanas são responsáveis pelo consumo de pelo menos 70% da energia gerada no planeta. O Brasil, maior país da América do Sul, territorialmente e economicamente, concentra mais de 85% da sua população em zonas urbanas, trazendo consigo um grande desafio para aumentar a produção de energia elétrica que deve estar atrelada a diversificação da sua matriz energética através do uso de fontes de energias renováveis. O presente trabalho estuda e explora o comportamento das componentes de radiação solar para a cidade de Salvador, de modo a contribuir com iniciativas para o uso da energia solar disponível na cidade. Inicialmente, uma plataforma de monitoramento ambiental foi implantada com o objetivo de coletar dados de radiação global e radiação difusa incidentes na superfície. O conhecimento da componente difusa é um importante requisito, para a elaboração de projetos de sistemas fotovoltaicos que sejam mais eficientes. Atualmente não existe informação de medições executadas e medidas de  coletadas diretamente na superfície no estado da Bahia, para tanto foi desenvolvido um dispositivo de medição direta de radiação difusa, intitulado de Diffuse Radiation Measurement Device (DRMD). Os dados coletados na presente pesquisa pelo dispositivo foram submetidos a controles de qualidade específicos, analisados estatisticamente e usados para avaliar a performance de diferentes modelos empíricos para representar o comportamento de  na cidade costeira de Salvador. Os resultados demonstraram e atestaram o grande potencial de geração que Salvador possui, com valores anuais de brilho solar (fotoperíodo) de mais de 2200 horas/ ano, e valores diários de intensidade de radiação global e difusa iguais a 18,7 MJm-2dia-1  e 7,4 MJm-2dia-1  respectivamente. As análises do ciclo diurno mostram que os valores de  no verão alcançam um máximo de 4,2 MJm-2dia-1 e na estação chuvosa alcança um mínimo de 3,72 MJm-2dia-1, ambos ao meio dia. No verão a fração de , contida na  é cerca de 35%, enquanto que na estação chuvosa esse percentual aumenta para 45%. Os valores de  da cidade de Salvador pode superar os dados de  de vários países que estão no ranking de maiores produtores de radiação solar no mundo. Em uma comparação feita entre a cidade de Salvador e 9 metrópoles com grande potencial de geração fotovoltaica classificou a cidade tropical brasileira como 3ª do ranking, ficando a frente de cidades como Melbourne na Australia, Nova Deli na Índia, Pequim na China e até Hamburgo na Alemanha.

Presidente - 1518874 - EDSON PEREIRA MARQUES FILHO
Externo ao Programa - 1194490 - IURI MUNIZ PEPE