PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLARISSA LEAL SILVA E SOUZA

DISCENTE : CLARISSA LEAL SILVA E SOUZA
DATA : 02/12/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

Avaliação do papel do estrógeno na resposta imunológica de monócitos/macrófagos induzida por Staphylococcus aureus

Dimorfismo Sexual. 17β-estradiol. Monócitos. Macrófagos. Ovariectomia. Staphylococcus aureus.

Evidências clínicas e experimentais apoiam a hipótese de que os esteroides sexuais regulam a resposta imunológica e, consequentemente, exercem efeitos sobre condições patológicas adversas, como as infecções bacterianas. De um modo geral, o paradigma da influência hormonal sobre a resposta imunológica estipula que o estrógeno aumenta essa resposta, enquanto que a testosterona suprime. Contudo, dados na literatura ainda são controversos. Ainda, há uma lacuna no que diz respeito ao papel do estrógeno nas infecções por bactérias Gram-positivas, como S. aureus. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da ovariectomia e do 17β-estradiol na resposta imunológica induzida por S. aureus em um modelo in vitro de macrófagos peritoneais murinos (MPMs) e monócitos humanos do sangue periférico (hPMs) e em um modelo in vivo. Para isso, camundongos fêmeas BALB/c foram ovariectomizadas (OVX) ou sham-operadas (Sham). No modelo animal, as fêmeas foram inoculadas intraperitonealmente com S. aureus ATCC 25923 ou salina estéril. Os animais foram eutanasiados em 7 períodos diferentes com intervalo de 24 horas cada e 10 fêmeas (n = 5 Sham/n = 5 OVX) foram agrupadas para cada período. Após a eutanásia, amostras de sangue foram coletadas para contagem total e diferencial de leucócitos e quantificação de S. aureus por RT-PCR. O útero e o baço foram removidos e pesados. O soro foi destinado para avaliação dos níveis de estradiol. Os pulmões foram removidos e fracionados para realização da análise imuno-histoquímica para detecção de macrófagos (anti-CD68) e expressão gênica relativa de IL-6, IL-1β e TNF-α por RT-PCR. Os resultados mostraram que fêmeas OVX apresentaram esplenomegalia e resposta tardia de monócitos em comparação com às shams. A inoculação intraperitoneal causou bacteremia em ambos os grupos, e as fêmeas OVX apresentaram um recrutamento pulmonar tardio de macrófagos. Além disso, as fêmeas OVX apresentaram maior expressão gênica de IL-1β, TNF-α e IL-6. A maior expressão de IL-6 em comparação às fêmeas sham foi observada mesmo na ausência da infecção. No modelo in vitro foi realizado o isolamento de macrófagos peritoneais (2 x 105 ), de camundongos fêmeas shams (n=3) e OVX (n=3) e machos (n=3), induzidos por tioglicolato e que foram inoculados com S. aureus por 6 horas. Os macrófagos obtidos das fêmeas OVX e dos machos foram previamente tratados por 24 horas com 17β-estradiol (E2) (10-7 M). Os macrófagos foram coletados e destinados para avaliação da expressão gênica relativa de TNF-α, IL-1β, IL-6, IL8 e TLR2. Os resultados mostraram que o tratamento com E2 diminuiu a expressão gênica das citocinas, com exceção de IL-8, em que os MPMs de machos apresentaram um aumento da expressão. Ainda, E2 diminui a expressão gênica do receptor TLR2. No modelo in vitro de hPMs, foram selecionados seis homens e seis mulheres e os hPMs foram isolados a partir de amostras do sangue periférico dos voluntários. Nas mulheres, o sangue foi coletado tanto no período menstrual quanto no período fértil. Após 24h em estufa de CO2, os hPMs foram inoculados por S. aureus por 6 horas. Após esse período, o sobrenadante foi coletado para análise de citocinas por Luminex e os hPMs removidos para análise de 84 genes envolvidos na resposta do hospedeiro a infecções bacterianas por RT-PCR array. Observou-se que, em comparação aos hPMs masculinos, os hPMs masculinos tratados com E2 produziram menos TNF-α, IL-1 e IL-6 e mais IL-23, IL-27 e GM-CSF, e os hPMs de mulheres no período fértil produziram menos TNF-α, IL-1 e produziram mais IL-10, IL-12, IL-23 e IL-27. Em comparação aos hPMs de mulheres no período menstrual, os hPMs de mulheres no período fértil produziram mais IL-12. hPMs masculinos tratados com E2 e hPMs de mulheres no período fértil expressaram menos TRL2 que hPMs masculinos. De acordo a análise da expressão gênica foi possível inferir que o E2 inibiu a via do NFκB. Com isso, conclui-se que o estrógeno atua como um imunoprotetor por modular uma ação anti-inflamatória na resposta imunológica induzida por S. aureus.

Interno - 1552395 - TELMA DE JESUS SOARES
Interno - 1561874 - LUCAS MIRANDA MARQUES