PMPGCF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS (PMPGCF) INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FERNANDA DE ABREU SILVA

DISCENTE : FERNANDA DE ABREU SILVA
DATA : 02/12/2022
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde

Estudo dos mecanismos envolvidos nos efeitos benéficos do exercício físico sobre as alterações metabólicas e pancreáticas induzidas pelo diabetes experimental.

Diabetes. Exercício. Estresse oxidativo. Sirtuína-1. Pâncreas

Introdução. Os mecanismos pelos quais o exercício promove seus efeitos benéficos no pâncreas ainda não foram totalmente elucidados no diabetes mellitus tipo 1. Diante do exposto, o presente estudo visa comparar os efeitos do exercício físico iniciado previamente e após a indução do diabetes sobre alterações metabólicas e lesões pancreáticas, analisando aspectos morfofuncionais, as expressões de fatores de transcrição e de marcadores de inflamação, apoptose e estresse oxidativo no tecido pancreático, correlacionando essas alterações às modificações da função das células β produtoras de insulina. Métodos. Trinta ratas Wistar, com peso entre 290 a 310 g, divididas em 5 grupos: CS (controle sedentário, n=6), CT (controle treinado, n=6), DS (diabético sedentário, n= 6), DT (diabético treinado, n=6) e DPT (diabético previamente treinado, n=6). Apenas o grupo DPT foi submetido a 4 semanas de exercício antes da indução do diabetes por estreptozotocina (40 mg/kg, iv). Após confirmação do diabetes, os grupos DPT, DS e CT foram submetidos a 8 semanas de exercício. O tecido pancreático foi coletado para estudos de estresse oxidativo, imuno-histoquímico, ELISA e Western Blot. Resultados. O exercício aeróbico moderado melhorou o controle metabólico e reduziu o estresse oxidativo/nitrativo, inflamação, apoptose e a expressão de SIRT 1 nas ilhotas pancreáticas das ratas diabéticas dos grupos DT e DPT comparadas às ratas sedentárias do grupo DS (p<0,05). Ambos os grupos de animais diabéticos submetidos ao exercício apresentaram melhora do perfil lipídico marcada pela redução do colesterol total e triglicerídeos plasmático, LDL-c e VLDL-c com aumento do HDL-c levando à redução do índice aterogênico, comparados aos animais diabéticos sedentários (p<0,05). Apenas o grupo DPT apresentou redução da expressão protéica de Nrf2 (p<0,05) e HO-1 (p<0,05), redução dos níveis de IL-10 e aumento dos níveis de IL-6 e (p<0,05), maior capacidade física e prevenção da perda de peso e da diminuição da insulina pancreática comparados ao grupo DS. Os protocolos de exercício reduziram os níveis de TBRAS no pâncreas e no soro dos animais DT e DPT, a peroxidação lipídica, e a expressão de nitrotirosina, expressão gênica e atividade das enzimas antioxidants catalase e GPx, nitritos totais e TNF no pâncreas dos grupos DS e DPT em relação ao grupo DS (p<0,05). A expressão proteica do Nrf2 foi positivamente correlacionada com os níveis pancreáticos de TBARS (P < 0.0001) e nitritos (P < 0.01). Enquanto, a expressão proteica de HO-1 (P < 0.0006) foi positivamente correlacionada com os níveis de TBARS no pâncreas. O exercício também reduziu a apoptose, através da inibição do fatores pró-apoptóticos Bad, Bax e caspase-3 e aumento do marcador anti-apoptótico Bcl2 além de melhorar a expressão protéica e número de células positivas para SIRT1 nos grupos DS e DPT (p<0,05). Foi observada expressão de SIRT1 negativamente correlacionada aos níveis de TNF (P <0.0091) e TBARS (P <0.0386) no pâncreas. Conclusão. Nossos dados demonstram que o exercício moderado promoveu efeitos benéficos no pâncreas ao reduzir a peroxidação lipídica, processo inflamatório e apoptose em ratas com diabetes tipo 1.

Presidente - 1552395 - TELMA DE JESUS SOARES
Interna - 2312625 - LILIANY SOUZA DE BRITO AMARAL